Início Animes GUNDAM: Guia de como começar a assistir Mobile Suit Gundam!

GUNDAM: Guia de como começar a assistir Mobile Suit Gundam!

Mobile Suit Gundam é uma das maiores franquias do mundo com mais de 40 anos de história, essa saga continua lançando novas obras a cada ano, mas isso acabou criando um problema para novos fãs.

Por onde começar?

Neste texto vou tentar resumir todos os animes nesse universo e explicar um pouco sobre cada uma delas e sobre como essa franquia funciona.

Leia até o final para ver a ordem de animes, e vale lembrar que nesta lista só vou considerar animes completos, short-movies e mangá ficam de fora (já tem muito anime pra organizar, se colocar os mangá eu vou surtar).

Universal Century

Universal Century, abreviado para U.C, é a timeline principal de Gundam e é o que muitos consideram o “canon” da franquia.

Na história do primeiro anime U.C é o calendário usado no universo do anime, a história do anime de 1979 começa no ano 0079 U.C.

É nessa timeline que eventos importantes para entender Gundam acontecem, como o começo da “Guerra de um ano”, entre as forças da Federação da Terra e o Principado de Zeon, o conflito de Grysp e as rebeliões de Neo Zeon.

No fim do texto eu separei os animes do U.C (Universal Century) em ordem de lançamento e cronológica!

Não preparei a mesma lista para os animes spin-offs porque eles podem ser vistos em qualquer ordem, nenhum tem qualquer relação com a timeline principal.

Mobile Suit Gundam (1979)

O anime de 79 foi onde tudo começou. O anime começa contando a história do início do conflito entre as forças da Terra e o Principado de Zeon, um grupo de colônias que declaram autonomia começando uma guerra, um conflito que ficou conhecido como `A Guerra de um Ano`

É aí que conhecemos nosso protagonista, Amuro Ray, e alguns dos personagens mais importantes do universo Gundam, como Char Aznable, Lalah Sune, Bright Noa e a tripulação da White Base.

As forças de Char acabam atacando a colonia, Amuro, por força do acaso e destino, acaba pilotando o RX-78! Um mobile suit superior a qualquer outro ja feito.

Amuro se junta aos refugiados na nave White Base e juntos fogem de Char Aznable.

Vale a pena assistir? Sim! 

Apesar do anime original ser extremamente datado para os padrões de hoje em dia, ainda é um anime que vale a pena assistir.

Os eventos da Guerra de Um Ano, a história de personagens como Amuro e Char, a rebelião de Zeon, são todas partes extremamente importantes para a compreensão de eventos posteriores.

Sem o conhecimento dos acontecimentos do primeiro anime, é impossível seguir em frente sem ficar perdido na história.

Além da importância histórica do primeiro anime. É um anime que mudou os animes, revolucionou o gênero “Mecha” e é uma parte importante da cultura pop japonesa.

Mobile Suit Zeta Gundam (1985)

Zeta se passa 7 anos após a Guerra de um Ano, dando sequência aos acontecimentos da Operação Stardust, que culminou na criação da organização Titãs.

Nosso protagonista agora é Kamille Bidan, um garoto que acaba se envolvendo em problemas com os Titãs após eles terem cometido um crime horrível contra ele!

E como todo anime de  Gundam que se preze a história começa com nosso protagonista roubando um mecha gigante.

Por acaso ele acaba cruzando caminho com Cha- digo, Tenente Quattro Bajeena e a A.E.U.G. Uma organização que se opõe ao abuso de poder dos Titãs e a corrupção da Federação da Terra.

Vale a pena ver? Sim! 

É um dos animes essenciais para entender os acontecimentos após o primeiro anime bem como explora mais o conceito de Newtypes do primeiro anime.

E lembre-se, Kamille é um nome para garotos!

Mobile Suit Gundam ZZ (1986) 

Mobile Suit GundamZZ é uma sequência direta aos acontecimentos de Zeta, apesar da mudança drástica de tom do final de Zeta para o começo de ZZ.

Haman Karn finalmente consegue consolidar suas forças e com o enfraquecimento da AEUG  a derrota dos Titãs.

Ela forma  então a primeira Neo Zeon com o objetivo de reviver o Principado de Zeon usando a ultima sobrevivente da linhagem dos Zabi.

Com as forças dos Titãs destruídas e a AEUG enfraquecida após a guerra civil, Haman estava em uma posição favorável para dominar a esfera terrestre, iniciando a Primeira Guerra Neo Zeon.

Vale a pena ver? Sim! e talvez. Apesar de ser uma sequência direta de Zeta, os acontecimentos de ZZ não são tão importantes para entender o próximo anime e tampouco são lembrados em qualquer outra obra.

Se você achar o anime difícil de assistir a princípio, não é um crime pular direto para o próximo.

Contudo, após um inicio massante o anime acaba se tornando interessante e se torna um favorito.

Mobile Suit Gundam: Char’s Counterattack (1988) 

Char’s Counterattack ou CCA é um ponto de virada nessa saga, havia Gundam antes e depois desse filme.

Amuro Ray e Char Aznable retornam como os personagens principais.

Ainda tem mais algumas obras nessa timeline para falar e outros animes que se passam antes de CCA, mas esse é o fim da história de Amuro e Char.

E é um fim para se ver!

Char está de volta e agora liderando a segunda formação de Neo Zeon. Ele está convencido de que a humanidade na terra não vai mudar e então coloca em ação seus planos de derrubar o asteroide Axis na terra, causando uma Era do Gelo que vai tornar a vida na terra impossível por gerações.

Amuro e as forças da Londo Bell lideradas por Bright Noa se preparam para proteger a Terra desse desastre.

 Vale a pena ver? Sim! E se você assistiu até aqui, pular esse filme é um ato para merecer um Bright slap.

Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket (1989) 

Alex vs ZakuWar in the Pocket é um anime curto que conta uma história que se passa durante a Guerra de um Ano, onde um grupo de soldados de Zeon é enviado à uma colônia neutra.

Zeon acredita que na colônia está sendo desenvolvida uma nova arma da Federação e o objetivo dos soldados é capturá-la ou destruí-la

Vale a pena ver? Sim! Apesar de não ser essencial para entender o universo, é uma história interessante com cenas incríveis e um dos melhores duelos em toda franquia.

Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory (1991)

Zeta só é meu segundo anime favorito da franquia por causa de Stardust Memory!

O anime conta a história da Operação Stardust, um acontecimento que acabou forçando a criação da organização Titãs.

Vale a pena ver? Sim! Lançado alguns anos após Zeta, Stardust Memory é um bom anime para ver antes de Zeta, ele contextualiza o clima no sistema solar após a derrota de Zeon e como os remanescentes de Zeon se espalharam após a guerra.

Mobile Suit Gundam: The 08th MS Team (1996) 

A Guerra de um ano se espalha por todo o sistema solar e na Terra as forças da Federação e Zeon lutam pelo controle da região numa batalha de Guerrilha.

Shiro Yamada, comandante do 08th time de mobile suits é enviado para reforçar a região quando se deparam com uma nova arma de Zeon, um Mobile Armor.

Vale a pena ver? Sim, 08th Team cai na mesma categoria de War in the Pocket, uma pegada interessante no universo de robôs gigantes mas não é essencial para o enredo principal, mas é um anime incrível com uma das melhores animações e um aspecto mais realista do confronto na Terra.

Mobile Suit Gundam F91 (1991) (UC 0123)

Gundam F91A história de F91 se passa 30 anos após Char’s Counterattack, dirigido por Yoshiyuki Tomino, criador original da série e de muitas das histórias principais de Gundam, foi uma tentativa de lançar uma nova série no universo.

Contudo o que era pra ser um anime foi lançado como um filme de duas horas que conta a história do jovem Seabook Arno que se envolve num conflito gerado pela Crossbone Vanguarda na tentativa de instituir uma nova autocracia.

Vale a pena ver? Sim, mas vou confessar que este ainda está na minha lista!

Mobile Suit Gundam: The Origin & Advent of the Red Comet (2015 / 2019)

Origin é uma adaptação do mangá de mesmo nome que conta como aconteceram alguns eventos que levaram a Guerra de Um Ano e a ascensão ao poder da família Zabi,

O anime conta a história de Casval Deikun, Char Aznable e sua irmã e Artesia Deikun, Saila Mass, e como surgiu o Principado de Zeon e os primeiros Mobile Suits.

Vale a pena ver? Sim! Char Aznable é facilmente o personagem mais popular em toda a história de Gundam, superando até mesmo o protagonista, e The Origin conta como esse personagem se tornou “O Cometa Vermelho”, todo fã de Gundam tem o dever de assistir!

Mobile Suit Gundam Unicorn (2011) 

Unicorn se passa 3 anos depois de CCA e continua a expandir o conceito de Newtypes ao mesmo tempo que explora eventos que aconteceram 100 anos antes.

Minerva Zabi que até então tem sido uma personagem sempre citada e ao fundo dos principais acontecimentos se torna uma personagem central da história ao lado de Banagher, o piloto do RX-0, Unicorn.

Vale a pena ver? Já ficou bem claro, mas eu diria que todos os animes da U.C timeline são essenciais para a franquia, até mesmo Unicorn.

Pessoalmente, eu não sou muito fã da forma que Unicorn explora o conceito de Newtypes, seu poder e como a tecnologia teve um salto tão absurdo em apenas 3 anos desde CCA.

Mobile Suit Gundam Narrative (2018)

Gundam Narrative é um filme e continuação indireta de Unicorn, ele se passa após o fim do anime mas conta a história de uma organização perseguindo o Gundam RX-03, Phenex.

Minerva e Banagher fazem uma aparição, contudo eles não são os personagens principais dessa história.

Mobile Suit Gundam: Hathaway (2021) 

Hathaway se passa 12 anos depois de Char’s Counterattack e mostra os desafios deixados pelas sequelas da guerra,

Como Char havia previsto, a Terra não mudou. A poluição cresce e a Federação da Terra continua sendo uma organização corrupta e autoritária.

Hathaway Noa, filho de Bright Noa agora é o protagonista e aparece como lider de uma organização terrorista chamada “Mafty”.

Vale a pena? Como toda obra que se passa no Universal Century, Hathaway é um must-watch pa

Mobile Suit Gundam: Cucuruz Doan’s Island (2022)

Mobile Suit Gundam: Cucuruz Doan’s Island é um filme que revive os acontecimentos do episódio 15 do anime original.

Segundo o diretor Yoshiyuki Tomino, criador da série original, o episódio 15 do anime sofreu de diversos problemas durante a produção ao mesmo tempo que diretor de arte e character designer, Yoshikazu Yasuhiko, foi hospitalizado.

Yasuhiko revelou acreditar que o episódio merecia uma segunda chance e então o filme foi produzido.

O filme se passa durante a Guerra de Um Ano quando Bright Noa e a tripulação da White Base recebem ordens de patrulhar uma ilha conhecida como “ilha sem volta” e destruir quaisquer forças de Zeon no local

Mobile Suit Victory Gundam (1993)

Victory Gundam é uma sequência para F91 criado e dirigido por Yoshiyuki Tomino e faz parte do Universal Century.

A história foca no conflito entre o grupo BESPA e a Liga Militaire.

Gundam Reconguista in G (2014)

Reconquista G foi criado e dirigido por Tomino e ainda é um dos animes que faz parte do “universo canon”, mas agora se encontra no Regild Century, 1014 anos após o fim do Universal Century.

A história não tem nenhuma conexão com os eventos das séries clássicas.

A humanidade chegou num novo estágio de prosperidade e tecnologia numa nova era de paz.

Porém, o surgimento de um estranho Mobilete Suit, o G-Self, marca o início de eventos que podem mudar o status quo.

Turn A Gundam (1999)

Turn A GundamAssim como é o caso de Reconquista, Turn A se passa milhares de anos após o Universal Century e agora é o Correct Century ou Common Era.

Segundo Tomino, criador e diretor da série, Turn A foi feita para interligar todas as séries de Gundam até mesmo as spin-offs como Gundam Wing.

Contudo se você começar a analisar de muito perto e tentar encaixar essas timelines a história só começa a ficar confusa e sinceramente, começa a perder todo o sentido.

A melhor forma de encarar e colocar tanto Reconguista in G e Turn A como spin-offs mas não realmente e não analisar tanto como essas duas séries se encaixam com as anteriores.

Aliás, o plot é sobre uma avançada Raça que vive na Lua e decide enviar um grupo de jovens para a Terra e investigar a possibilidade dessa raça retornar ao planeta.

Mobile Suit Gundam: Thunderbolt (2015)

Thunderbolt se passa durante a Guerra de um Ano num universo alternativo à timeline original do anime.

O anime se passa durante uma disputa entre as forças de Zeon e da Federação da Terra em batalha no setor Thunderbolt.

Io Flaming, piloto da federação e Daryl Lorenz do Principado de Zeon são os personagens principais da história.

Vale a pena ver? Thunderbolt provavelmente é um dos melhores animes de Gundam, com uma animação incrível e algumas das melhores batalhas de mecha, é um must-watch para qualquer fã de Gundam.

Spin-offs

Aqui acaba nossa lista de animes que fazem parte do “canon” de Gundam, todos os animes nesta lista são spin-offs com histórias completamente desconectadas das séries clássicas.

Muitas dessas séries acabam caindo no domínio de preferência pessoal e eu me impressiono como os fãs de Gundam podem ser diferentes!

Estas também são boas portas de entrada para o universo e foi a forma que eu acabei me apaixonando por essa franquia e o hobby.

Mobile Fighter G Gundam (1994)

Depois de destruírem a Terra, a humanidade agora vive em colônias espaciais. Ao invés de guerras, os países organizam um torneio chamado “Gundam Fight” a cada 4 anos, onde cada piloto representa um país usando seu Mobile Fighter, o país vencedor é permitido governar a terra por 4 anos até o próximo torneio.

G Gundam foi o primeiro Gundam spin-off que não faz parte do Universal Century.

Vale a pena ver? G Gundam parece ter um conceito meio ridículo e até hoje tudo que eu sei sobre o anime são memes mas a comunidade tem uma atitude positiva em relação ao anime então deve valer a pena checar.

Mobile Suit Gundam: Wing (1995)

Gundam Wing foi a primeira vez que um anime de Gundam explodiu no ocidente.

A série conta a história do conflito entre as nações da terra e as colônias do espaço quando 5 pilotos de Gundam que vão ao planeta Terra na “Operação Meteoro”.

Heero, Duo, Quatre, Wu Fei e Trowa são enviados à terra, cada um sem o conhecimento do outro, pelos criadores dos Gundams, um novo tipo de Mobile Suit mais avançado do que qualquer outro.

Juntos eles lutam pelas colônias com o objetivo de acabar com a guerra.

Vale a pena ver? Wing foi um fenomeno no ocidente como Dragon Ball e outros animes da época, e até mesmo hoje o anime é sólido, com um cast interessante de personagens e um bom enredo, então sim! Vale muito a pena

Mobile Suit Gundam: Wing Endless Waltz (1997)

Gundam-Wing-ZeroEndless Waltz é um filme que se passa logo após o fim do anime e conta a origem da rebelião das colônias e o verdadeiro objetivo da Operação Meteoro e uma nova rebelião liderada pela filha de Treize Khushrenada.

Heero e os outros pilotos são forçados a retornar à luta e impedir que a paz pela qual lutaram tanto acabe em outro conflito armado.

Contudo, nem todos parecem estar contentes com essa paz, Wu Fei com seu Gundam Altron vai testar a justiça de Heero e Relena.

After War Gundam X (1996)

After War Gundam X foi a terceira série a não fazer parte do U.C, Gundam X acontece na timeline After War.

15 anos após a Sétima Guerra Espacial que matou 99% da raça humana, os sobreviventes agora tentam sobreviver como podem.

Jamil Neate junta um grupo para tentar recuperar as armas deixadas pela guerra na tentativa de evitar que sejam usadas para outra guerra

Mobile Suit Gundam: Seed (2002)

Freedom & Justice GundamSeed foi a tentativa da Sunrise de adaptar o anime clássico para o século 21.

Ele falhou nesse objetivo mas não deixou de se tornar uma das séries mais icônicas de Gundam

Contudo, não é um anime ruim, só não é o que foi prometido ser.

Como um remake da história original, Seed começa de forma muito similar com um conflito entre a união de colônias PLANT’s e a Aliança da Terra.

Graças a tecnologia de manipulação genética o povo das PLANT’s se tornou algo chamado de “Coordinators”, são seres humanos mais rápidos e inteligentes do que pessoas normais.

Kira Yamato e Athrun Zala são Coordinators e amigos de infância que por acaso são colocados em lados opostos da Guerra.

Kira acaba sendo forçado a pilotar o novo Mobile Suit, X105 Strike Gundam, para proteger a sua vida e a de seus amigos.

Vale a pena assistir? Diferente das séries no Universal Century, os spin-offs vai depender de cada pessoa. Seed tem um começo sólido e uma boa primeira temporada porém ele se perde na segunda temporada, o que vai ser o caso de muitas dessas séries.

Mobile Suit Gundam: Seed Freedom (2024)

Seed Freedom é o novo filme, eu não sei absolutamente nada, estou fugindo de spoilers mas parece bom, assista quando sair na crunchyroll!

Mobile Suit Gundam SEED Stargazer

Stargazer é uma série OVA com 3 episódios de 15 minutos que conta uma história que acontece no universo de SEED Destiny.

Selene McGriff é uma Coordinator e pesquisadora do “Projeto Stargazer”, o desenvolvimento de um mobile suit para exploração espacial.

Nosso protagonista é Sven Cal Bayang, um piloto de mobile suit membro de uma força espacial da Aliança Terrestre que tem planos de roubar o projeto Stargazer com intuito de desenvolver uma arma.

Vale a pena ver? Outro caso em que eu ainda não assisti mas pelo que vi é uma história rápida e interessante com um tom mais dark em relação ao anime original.

Mobile Suit Gundam: 00 (2007)

Gundam 00 é Gundam Wing para GenZ, de uma forma similar aos pilotos de Wing, a equipe de 00 usa seus Gundams para acabar com conflitos na Terra.

Muito similar ao começo de Wing, Setsuna, Lockon Stratos, Allelujah e Tieria chegam na Terra atacando diversos pontos de interesse militares para provar o poder de seus Gundams e revelar sua mensagem de paz.

A Celestial Being, a organização dos Gundam Meisters tem o objetivo de intervir em qualquer conflito na Terra com objetivo de acabar com as Guerras.

Vale a pena ver? Sim e não? Na minha sincera opinião não é um anime tão bom mas tem fãs de Gundam que o consideram o melhor, então a minha dica é checar por si mesmo! A animação é boa e tem alguns dos melhores designs de Gundam.

Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans (2015)

Raise your flag!!

Iron Blooded Orphans ou IBO é o meu Gundam favorito das séries spin-offs e foi minha porta de entrada para o universo de Gundam.

A história se passa 300 anos após um conflito chamado “Calamity War” onde a humanidade foi quase aniquilada por robôs autônomos chamados de “Mobile Armors”.

Nossos protagonistas são um grupo paramilitar composto por crianças soldados. Orga e Mika acabam se envolvendo numa conspiração para assassinar a ativista da paz e autonomia de Marte, Kudelia.

Mika acaba pilotando o Gundam Frame Barbatos, um dos 100 Gundam Frames usados na guerra contra os mobile armors para proteger seus companheiros da Tekkadan e cumprir a missão de escoltar Kudelia à Terra.

Vale a pena ver? Sim! IBO é facilmente uma das melhores séries spin-off de Gundam e apesar da segunda temporada controversa, é uma ótima porta de entrada para Gundam.

Mobile Suit Gundam: Witch From Mercury (2022)

Sulleta Mercury é uma jovem tímida que é transferida de Mercúrio para uma escola de tecnologia na órbita terrestre junto com seu Mobile Suit, Aerial.

Lá ela conhece Miorine e logo no primeiro dia aprende as regras da escola, os estudantes podem duelar pelo título de “Holder”, o melhor piloto de Gundam da escola.

Suletta, para ajudar Miorine, uma garota que ela conhece quando chega na escola, decide duelar com Guel, melhor piloto da escola, e aí é revelado que ela na verdade está pilotando um Gundam, uma tecnologia que é considerada um tabu por ser fatal a vida dos pilotos.

Diferente de outros Gundams, não há um conflito iminente nem uma guerra declarada em Witch From Mercury.

É uma história muito mais contida e mais da metade do anime se passa em um ambiente escolar, o que decepcionou alguns fãs pelo potencial do anime.

Descriminação contra pessoas da Terra e exploração dos recursos do planeta são temas que o anime tenta explorar, juntamente aos conflitos entre as colônias e a Terra, mas nada comparado a colônias sendo lançadas contra o planeta.

Vale a pena ver? Witch From Mercury foi vítima de diversas críticas, algumas merecidas outras injustas, mas no fim é um bom anime, talvez não seja um bom anime de Gundam, mas é um ótimo anime e uma boa porta de entrada para esse universo.

A animação é incrível, as músicas são perfeitas e tem um cast bom de personagens. Sulleta é uma ótima protagonista, Guel é um dos personagens que tem o melhor desenvolvimento e a trama é interessante mas acaba sacrificando desenvolvimento e tem um final acelerado que deixou fãs decepcionados.

Mobile Suit Gundam AGE (2011)

Em AGE a humanidade se encontra em guerra contra uma raça alienígena conhecida como UE

A narrativa de AGE é única por se estender ao longo de três gerações da família Asuno, começando com Flit Asuno.

Depois de seu encontro com a UE, Flit dedica sua vida a desenvolver o Gundam AGE-1 para combater a ameaça.

A história então segue seu filho, Asemu Asuno, e posteriormente seu neto, Kio Asuno, cada um assumindo o manto do piloto Gundam em suas respectivas eras, com os conflitos evoluindo em complexidade e escala.

Vale a pena ver? Gundam AGE apesar da premissa, é considerado como um dos piores animes da franquia, eu não diria que é uma bom começo para novos fãs.

Série Builders

O texto já está meio longo então vou colocar na mesma sacola todas as séries Builders aqui.

Builders começou com uma ideia de transformar Gunpla, o Hobby de montar kits de Gundam em um anime.

Os personagens utilizam seus Gunpla customizados em batalhas virtuais como Sword Art Online ou Yu-Gi-Oh.

Essa série de animes inclui Mobile Suit Gunpla Builders Beginning G, Build Fighters, Build Divers e Gundam Build Divers Re:Rise

Vale a pena ver? É uma proposta diferente e para os fãs mais antigos da franquia e colecionadores de Gunpla é uma experiência legal, mas de maneira alguma é um bom jeito de começo para novos fãs.

Ordem de Lançamento e Cronológica do Universal Century

Lançamento

  • Mobile Suit Gundam (1979)
  • Mobile Suit Zeta Gundam (1985)
  • Mobile Suit Gundam ZZ (1986)
  • Mobile Suit Gundam: Char’s Counterattack (1988)
  • Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket (1989)
  • Mobile Suit Gundam F91 (1991)
  • Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory (1991)
  • Mobile Suit Victory Gundam (1993)
  • Mobile Suit Gundam: The 08th MS Team (1996)
  • Turn A Gundam (1999) (Turn A não é exatamente no Universal Century mas seria o mesmo universo, milhares de anos no futuro, assim como Reconquista.)
  • Mobile Suit Gundam Unicorn (2011)
  • Gundam Reconguista in G (2014)
  • Mobile Suit Gundam: Thunderbolt (2015)
  • Mobile Suit Gundam: The Origin (2015)
  • Mobile Suit Gundam Narrative (2018)
  • Mobile Suit Gundam: The Origin Advent of the Red Comet
  • Mobile Suit Gundam: Hathaway (2021) (U.C 0105)
  • Mobile Suit Gundam: Cucuruz Doan’s Island (2022)

Cronológica

  • Mobile Suit Gundam: The Origin (2015)
  • Mobile Suit Gundam: The Origin Advent of the Red Comet
  • Mobile Suit Gundam: (U.C 0079)
  • Mobile Suit Gundam: Cucuruz Doan’s Island (U.C 0079)
  • Mobile Suit Gundam: The 08th MS Team (U.C 0079)
  • Mobile Suit Gundam: Thunderbolt (U.C 0079f)
  • Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket (U.C 0080)
  • Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory (U.C 0083)
  • Mobile Suit Zeta Gundam (U.C 0087)
  • Mobile Suit Gundam ZZ (U.C 0087)
  • Mobile Suit Gundam: Char’s Counterattack (U.C 0093)
  • Mobile Suit Gundam Unicorn (U.C 0096)
  • Mobile Suit Gundam Narrative (U.C 0097)
  • Mobile Suit Gundam: Hathaway(U.C 0105)
  • Mobile Suit Gundam F91 (U.C 0123)
  • Mobile Suit Victory Gundam (U.C 0153)
  • Gundam Reconguista in G (R.C 1014)
  • Turn A Gundam (C.C 2345)

Então, por onde começar?

Minha dica seria começar com séries spin-off como 00, Iron blooded Orphans e Wing e então se aventurar pelo Universal Century com animes como The Origin, The 08th MS Team e Thunderbolt.

Estes podem ser assistidos sem comprometer nenhuma linha do tempo ou a necessidade de um conhecimento amplo no universo, são boas portas de entrada.

Em seguida, você tem duas opções: assistir os animes clássicos ou uma coletânea de filmes que resume o anime original de 1979:

  • Mobile Suit Gundam I
  • Mobile Suit Gundam II: Soldiers of Sorrow
  • Mobile Suit Gundam III: Encounters in Space.

Com isso você está pronto para ver Zeta e as outras séries!

Conheça a Atacado Collections

E aí, o que achou dessa temporada? Fique ligado no nosso blog para ficar por dentro das últimas novidades da cultura pop!

A Atacado Collections é uma empresa voltada para a distribuição de brinquedos, miniaturas e produtos colecionáveis de todo universo geek.

Inaugurada em 7 de julho de 2018, a loja, localizada em Ciudad del Este, um ponto de referência entre os turistas e moradores locais!

Atraindo um público de diversas idades, a loja conta estátuas gigantescas de personagens da cultura pop espalhadas por todo o estabelecimento!

Com quase 13 mil produtos em estoque, a Atacado Collections oferece uma variedade gigantesca das maiores marcas de colecionáveis do mundo:

  • Funko Pop
  • DC Collectibles
  • Diamond Select Toys
  • Iron Studios
  • Banpresto
  • Hasbro
  • Mattel, Lego, e muitas outras.

Além disso, temos um setor inteiro de distribuição por atacado!

Ou seja, se você é um entusiasta do universo geek e adora colecionáveis, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, YouTube e LinkedIn!

Luan Kelvin
Luan Kelvin
Fã de Gundam, Kaiju e 40K.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Como um dos maiores vilões do Godzilla pode por fim no Monsterverse

A Franquia do Godzilla da Legendary iniciada em 2014 com o primeiro filme foi o primeiro passo para o Monsterverse que hoje se tornou...

Top 15 presentes para Dia das Mães

Garanta o presente ideal para sua mãe geek nesse dia das mães visitando a Atacado Collections! Na nossa loja temos itens colecionáveis mais cobiçados pelos...

Top 10 Presentes perfeitos para Fãs de Dragon Ball no Paraguai

Dragon Ball foi um anime que fez a infância de toda uma geração e é até hoje um dos animes mais influentes e populares...

10 melhores séries de terror e mistério para ver no streaming

Se você, assim como eu, é fã de terror e mistério, esta lista com 10 séries é perfeita para você! Todas as séries podem ser...