Doctor Who é a série de TV mais antiga do mundo que ainda segue em exibição e produção. O primeiro episódio foi ao ar em 1963, imaginada como um show para que o público mais jovem pudesse conhecer mais sobre a história do mundo. Tudo isso viajando a bordo da TARDIS, a nave do Doutor que viaja pelo tempo e espaço.
O fato de a série durar tanto tempo pode ser surpreendente, mas isso se deve ao fato do Doutor ser um Senhor do Tempo, do planeta Gallifrey. Os “Timelords” são uma espécie que tem a capacidade de regenerar completamente seu corpo quando estão à beira da morte. Mas esse processo faz com que aquela pessoa mude por completo. Seu rosto, seu corpo, sua voz e até sua personalidade são agora outros, mas suas memórias são mantidas.
Ao longo dos anos, as várias versões do doutor enfrentaram diversos vilões diferentes. Alguns com objetivos mais claros e outros apenas com a pretensão de destruir o universo, enquanto o Doutor fará tudo para protege-lo.
Eis aqui os mais marcantes:
9 – Silêncio
Imagine ter que enfrentar algo que você mal sabe da existência? É mais ou menos assim que funciona quando temos que lidar com as criaturas chamadas Silêncio, ou Silence.
Você consegue vê-los, mas assim que perde o contato visual, seu cérebro esquece que você um dia viu essas criaturas, e basicamente você segue sua vida normalmente achando que nunca teve contato com nada estranho.
Uma pratica comum é marcar a própria pele com riscos de caneta, para que você possa se lembrar que viu essas criaturas ao ver a marca em seu corpo.
8 – Zygons
Alienígenas vermelhos cobertos de ventosas que tem o poder de se transformar em qualquer pessoa (ou ser vivo) que eles tenham contato.
Em “The Day of the Doctor”, episódio lançado em 2013 em comemoração aos 50 anos da série, fomos “reintroduzidos” a esses vilões que só tinham aparecido na série clássica, nos anos 70 e 80.
Sua intenção é dominar a terra para que possam criar uma nova colônia Zygon. Porém, para isso, eles querem destruir toda a civilização que aqui vive.
7 – The Beast (A Besta)
Doctor Who é famosa por explicar tudo através da ciência. Porém, quando o Doutor acaba encontrando o suposto e verdadeiro Diabo isso acaba sendo um pouco difícil.
Encontrado aprisionado no centro de um planeta, essa criatura afirmou ser o motivo para a criação de lendas, como Satan, a Besta e diversos outros.
Para se livrar disso, o Doutor precisou fazer com que o planeta inteiro se direcionasse para dentro de um buraco negro.
6 – Vashta Nerada
Aparecendo apenas uma vez em toda a série, o Vashta Nerada conseguiu se firmar no fandom de Doctor Who.
Criaturas invisíveis, que habitam as sombras e são extremamente carnívoras. Acabando com uma pessoa em segundos e deixando apenas os ossos para traz.
5 – Weeping Angels (Anjos Lamentadores)
“NÃO VIRE DE COSTAS, NÃO OLHE PRA LONGE, E NÃO PISQUE!”
Apresentados no episódio “Blink”, que virou um dos queridinhos dos fãs, os Anjos Lamentadores são estátuas que conseguem se mexer quando você não está olhando para elas. Uma leve piscada pode fazer com que as mãos dessas criaturas cheguem em seu pescoço rapidamente.
Seu principal objetivo é se alimentar do seu tempo restante de vida. Sendo assim, com um toque as criaturas te enviam anos no passado para que você viva lá, e o que você teria de vida no futuro, vira energia para essas criaturas.
É complicado entender? Um pouco. Mas assista “Blink” que você vai entender e virar um fã de Doctor Who rapidinho.
4 – Davros
O criador dos Daleks tem muita culpa em praticamente todos os principais momentos de dor do Doutor.
Sem Davros não haveria Daleks, e sem Daleks não existiria a Guerra do Tempo, que acabou vida de todos Time Lords (menos Mestre e Doutor), e diversas outras criaturas ao redor do universo que foram praticamente um dano colateral de toda essa guerra.
3 – Cybermen
Os Cybermen foram o motivo da primeira regeneração do Doutor, em 1966.
Desde então, eles estão sempre se reinventando e se atualizando, com o principal objetivo de converter TODOS os seres humanos para Cybermen. Tirando assim seus sentimentos e emoções, os transformando em um ser que só busca cumprir os objetivos da raça Cybermen custe o que custar.
2 – Mestre
Quando seu melhor amigo é, ao mesmo tempo, seu maior rival.
O Mestre e o Doutor cresceram juntos em Gallifrey. Porém, seguiram caminhos completamente diferentes. Enquanto o Doutor só queria ver o universo e apreciar a beleza em todos os tempos possíveis, o Mestre apenas queria ver tudo queimar.
A iniciação de um Time Lord começa na Academia dos Senhores do tempo, e lá, o aluno deve ficar de frente com o Vortex Temporal.
Reza a lenda, que alguns não conseguem e acabam fugindo ou ficando loucos. E foi isso o que aconteceu com o Mestre. Desde então, ele escuta o som de tambores da marcha Gallifreyana em sua mente. Isso faz com que ele cometa atrocidades que poucas pessoas conseguem imaginar.
Recentemente, em sua nova encarnação, o Mestre foi responsável pela nova destruição de Gallifrey.
1 – Daleks
Pra quem assiste Doctor Who, isso era mais do que óbvio né?
Os Daleks estão presentes na vida do Doutor desde o segundo episódio da série, lá em 1963.
Piores até mesmo que seu próprio criador, os Daleks não querem nada além de conquistar novos planetas e exterminar quem fica em seu caminho. São basicamente uma casca de metal com uma criatura dentro, que só busca a destruição.
Responsáveis pelas maiores perdas do Doutor, desde companheiros de aventuras, até seu próprio povo e planeta durante a Guerra do Tempo.
Lá, o Doutor teve que fazer a escolha mais difícil de sua vida: destruir Gallifrey e acabar com as vidas de Timelords e Daleks.
Para quem não conhece, é difícil imaginar que isso seja o que há de pior em Doctor Who. Mas acredite, os Daleks podem surpreender qualquer um.
Bom, as aventuras do Doutor (ou Doutora) provavelmente irão continuar por vários anos. E quem sabe alguns novos vilões entram pra essa lista daqui algum tempo?