Ao longo dos anos, enquanto fomos apresentados a todo o universo de Star Wars, foram aparecendo diferentes tipos de sabres de luz, de várias cores diferentes.
O que traz as principais características de um sabre de luz é seu núcleo, conhecido como Cristal Kyber. Os cristais são encontrados em um antigo templo Jedi, e cada novo Padawan deve buscar seu próprio cristal e a partir disso, criar seu sabre de luz.
Existe uma ligação entre o Jedi e seu Cristal Kyber, por isso, geralmente o sabre de luz realmente passa a personalidade de quem o empunha, e dependendo da cor desse cristal é possível até saber mais sobre o passado daquele determinado guerreiro.
AZUL
Sabres de luz azuis geralmente são utilizados por usuários do lado bom da força, como os Jedi e alguns outros guerreiros.
Geralmente eram utilizados pelos Jedi que protegiam a República, além de jovens aventureiros que defendem os ensinamentos Jedi.
Anakin Skywalker, antes de abraçar o lado negro da força, utilizava um sabre de luz da cor azul.
VERMELHO
Sempre ligados ao lado sombrio da força, os sabres de luz vermelhos geralmente são utilizados pelos Sith.
A criação de um sabre vermelho é um pouco diferente dos demais, visto que não existem Cristais Kyber nessa cor.
Isso fez com que os Lords Sith tivessem que desenvolver um cristal sintético para a criação dos seus próprios sabres de luz, que possuem uma cor avermelhada.
Darth Vader, Darth Maul e Kylo Ren são alguns de seus mais famosos usuários.
VERDE
Os usuários de um sabre de luz verde geralmente são Jedi que estão mais acostumados com uso da força em uma batalha, deixando um pouco de lado o combate corpo a corpo.
São extremamente habilidosos com as armas Jedi, mas as utilizam em combinação frequente com a força, dando a eles uma vantagem em batalha.
Luke Skywalker e Mestre Yoda são os guerreiros mais famosos que utilizam esses sabres de luz.
ROXO
Guerreiros que ficaram por algum período atrelados ao lado negro da força, geralmente são atraídos por cristais roxos quando partem em uma jornada de autodescobrimento.
De alguma maneira, eles representam a redenção.
Porém os sabres de luz roxos só foram criados após Samuel L. Jackson insistir em ter um sabre diferente dos demais nos sets de filmagem de Star Wars: A Ameaça Fantasma.
E seu personagem, Mace Windu, é até hoje o mais conhecido usuário de um sabre de luz roxo.
LARANJA
Associada a sobreviventes da queda da Ordem Jedi, que perderam acesso a Caverna de Cristais de Illum, onde os Jedi conquistavam seus cristais.
Cristais laranja são encontrados em planetas extremamente quentes, e por isso acabam adquirindo essa coloração.
Seu usuário mais famoso é Cal Kestis, protagonista do jogo “Star Wars: Jedi Fallen Order”.
BRANCO
O sabre de luz branco representa o cavaleiro que não se enquadram nem na Ordem Jedi, ou na Ordem Sith.
Uma outra teoria, seria a de que os cristais brancos só são encontrados em Alderaan e são frequentemente usados por cavaleiros que juram proteger o Imperador, mas são completamente contra o uso do lado negro da força.
Seu usuário mais famoso é Ahsoka Tano, que era uma Padawan Jedi, mas resolveu abandonar a ordem. Durante suas aventuras, encontrou dois sabres de luz vermelhos, que ela acabou purificando com o uso da força, assim os transformando em sabres de luz da cor branca.
AMARELO
O sabre que vimos empunhado por Rey no final de Star Wars: A Ascenção Skywalker é um dos mais raros de toda a franquia.
Geralmente era utilizado por Guardiões dos Templos Jedi, e ao longo do cânone a cor foi vista nas mãos de Sentinelas Jedi.
Os Sentinelas eram patrulheiros que buscavam trazer o maior numero de pessoas possível para o lado da luz da força.
DARKSABER
O Darksaber é uma das armas mais lendárias do universo Star Wars.
Criada por Tarre Vizsla, que foi o primeiro Mandaloriano a ingressar na Ordem Jedi.
Após sua morte a arma foi mantida no templo Jedi, mas durante a queda da República, foi roubada por mandalorianos do clã Vizsla.
Desde então, a arma virou um símbolo na cultura mandaloriana, sempre sendo empunhada pelo líder do clã Viszla.
Na série Star Wars: Clone Wars, o sabre aparece nas mãos de Pre Vizsla.
Em Star Wars: Rebels, Sabine Wren acaba encontrando o Darksaber em Darthomir, com o Jedi Kanan Jarrus.
Sua ultima aparição foi na série The Mandalorian, onde aparece sendo empunhada pelo vilão Moff Gideon no último episódio da primeira temporada.