O Homem Morcego provavelmente tem a galeria de vilões mais conhecida de toda a cultura pop. Ao longo dos anos fomos apresentados a diversos desses algozes não só nos quadrinhos, mas também em animações e filmes. E todos eles, de alguma maneira deixaram uma marca em Bruce Wayne.
12 – Doutor Hugo Strange
Ex-funcionário do Asilo Arkham, Hugo Strange é um dos mais antigos e inteligentes vilões do Batman.
Possuindo um QI que se equipara ao de Bruce Wayne, o médico de métodos pouco ortodoxos já causou vários problemas em Gotham. E inclusive, foi capaz de descobrir a identidade do Homem Morcego sozinho.
11 – Espantalho
A arma mais utilizada pelo Batman contra os bandidos é o medo. E quando o assunto é medo, Jonathan Crane é um especialista no assunto. Conhecido como “Espantalho”, ele desenvolveu uma toxina capaz de aflorar os sentimentos mais assustadores em qualquer pessoa. A partir do momento em que a toxina entra em contato com alguém, ela desperta as situações mais assustadoras que aquele indivíduo pode imaginar. E nem mesmo Bruce Wayne consegue ser imune a isso.
10 – Hera Venenosa
No papel, Hera Venenosa só quer proteger as plantas de Gotham. Porém para tal, ela pretende fazer o que for necessário, inclusive aniquilar todos os humanos da cidade.
Com uma conexão única com a flora, Doutora Pamela Isley tem a capacidade de interagir com qualquer planta, e usa de suas toxinas para conseguir conquistar todos os seus objetivos.
9 – Senhor Frio
Quase todos os vilões da DC são malucos que só querem ver o caos acontecer. Mas esse não é o caso de Victor Fries. Um grande cientista que viu o corpo de sua esposa, Nora, se degenerar e precisou pensar em alguma forma de cura-la. Enquanto não encontra essa solução, ele a mantem congelada de forma criogênica, para que possa realizar o procedimento quando tiver certeza de sua eficácia.
8 – Bane
Bane passou a vide inteira dentro de uma prisão, enquanto crescia ao lado dos criminosos mais perigosos do mundo.
Crescer nesse ambiente obviamente não seria nada positivo, fazendo com que Bane já fosse um assassino mesmo quando era apenas um adolescente.
Ele é um dos poucos que pode se vangloriar de já ter derrotado o Batman, visto que ele quebrou sua coluna em “A Queda do Morcego”.
Dependente de seu soro chamado de “Venom”, Bane não é lá o cara mais forte de Gotham quando está sem seu estoque de “anabolizantes”.
7 – Pinguim
Oswald Cobblepot é um dos maiores mafiosos de Gotham. Desprovido de qualquer poderes ou habilidades, seu único trunfo é sua ambição, que o levaram a ser um dos homens mais influentes da cidade.
Embora seja um criminoso, o próprio Batman já notou que a convivência com o Pinguim não é tão ruim quando comparada com outros vilões que temos nessa lista.
6 – Charada
Edward Nygma ou Ed Nygma, mais conhecido como o Charada, é um dos mais icônicos vilões da história da cultura pop.
Famoso por suas charadas e enigmas que fazem o Homem Morcego perder muito tempo durante suas investigações, Nygma é capaz de qualquer coisa só para ter seu intelecto comparado ao do Cavaleiro das Trevas.
5 – Arlequina
Harley Quinn, diferente de praticamente todos os personagens da DC Comics, não foi criada nos quadrinhos, mas sim na série animada do Batman dos anos 90.
Doutora Harleen Quinzel era uma psiquiatra no Asilo Arkham, e quando começou a tratar do Coringa, viu seu mundo virar de cabeça para baixo.
Apaixonada pelo palhaço do crime, ela se viu fazendo coisas que jamais imaginou, como libertar o Coringa e o ajudar conseguindo armamentos pesados para sua fuga.
Caindo no mesmo tonel de químicos que o Coringa, Harley acabou ganhando traços da loucura dele, mas ainda assim tendo sua própria personalidade. Tanto que recentemente, nos quadrinhos, a vilã deu um pé na bunda do Joker e começou novas aventuras ao lado da Hera Venenosa.
4 – Mulher Gato
Selina Kyle é uma ladra extremamente habilidosa, com uma movimentação silenciosa como a de um gato. Ela usa desse artificio para entrar em lugares de forma desapercebida, conseguindo assim manter sua vida em Gotham.
Mas nem sempre ela pensa só nela, afinal já ajudou o Batman com diversos mistérios pela cidade. Além de, recentemente, ter se casado com Bruce Wayne, visto que os dois são o casal mais icônico das histórias do Batman.
3 – Duas Caras
Harvey Dent era conhecido como o Cavaleiro Branco de Gotham enquanto atuava como promotor. Porém, quando teve metade do seu rosto desfigurado em um acidente com ácido, ele resolveu assumir em apenas uma pessoa o lado bom e o lado mais obscuro da cidade.
Com sua moeda, ele decide a vida das pessoas em um simples jogo de cara ou coroa.
O homem que um dia jurou proteger Gotham, acabou se tornando um de seus maiores algozes.
2 – Ra’s Al Ghul
O líder da Liga dos Assassinos é um dos maiores e mais icônicos vilões da galeria do Batman. Presente em filmes e séries, o “Cabeça do Demônio” é praticamente imortal, já que em Nanda Parbat ele tem acesso ao Poço de Lázaro, que restaura a vida de qualquer um que se banhe em suas águas.
Porém tudo tem seu preço, já que a sede de sangue é gigantesca para quem não é acostumado a esse procedimento.
Ra’s é inclusive, avô do filho de Bruce Wayne. Já que sua filha Talia al Ghul, manipulou o Homem Morcego para gerar um herdeiro que seja digno do título de Líder da Liga dos Assassinos.
Mas até então esse plano tem se mostrado falho, visto que esse filho que ganhou o nome de Damian, acabou atuando como Robin ao lado do Batman.
1 – Coringa
É muito óbvio né? O coringa não só é o maior vilão do Batman como também um dos maiores de toda a cultura pop.
O típico vilão sem escrúpulos, maluco e imprevisível. Ele está sempre um passo a frente do Homem Morcego e isso geralmente tem consequências catastróficas para Gotham.
Ele só quer ver o circo pegar fogo e você consegue ver o prazer em seus olhos quando seus planos funcionam.
Sempre tentando atingir o Batman de alguma maneira, o Coringa já foi capaz de matar um Robin com um pé de cabra e deixar a Batgirl paraplégica com um tiro na coluna. Tudo isso apenas para ver o Cavaleiro das Trevas sofrer.
São mais de 80 anos sendo uma pedra no sapato do Morcego nas histórias em quadrinhos.
Sabemos a essas histórias são infinitas e diversos outros vilões vão se destacar ao longo dos anos. Mas os que figuram essa lista, sem duvida ficaram eternizados na história da cultura pop.