Entrando no clima do Spirit Awards 2022, nós criamos essa lista com 5 filmes independentes incríveis para te inspirar!
Então, vem dar uma olhada!
No dia 6 de março, entusiastas de filmes independentes se reuniram em Santa Monica, na Califórnia, para escolher os ganhadores dos Spirit Awards de 2022.
Concorrendo a 23 categorias diferentes, os filmes e séries disputaram os postos de melhores atuações, direção, roteiro e edição, entre outros.
Considerado o Oscar dos filmes independentes, a edição 2022 teve como apresentadores o casal Megan Mullally e Nick Offerman, famosos por seus papéis de comédia na série da NBC Parks and Recreation.
Ou seja, se você não acompanhou a premiação ou está querendo descobrir mais filmes independentes para assistir, então, está no lugar certo!
Além de falarmos um pouco sobre os ganhadores de 2022, nós também vamos indicar cinco filmes independentes incríveis para te inspirar e te encantar!
Bora?
Film Independent Spirit Awards
O Spirit Awards, antes conhecido como FINDIE (Friends of Independent Awards), acontece desde 1984, alguns dias antes da premiação do Oscar.
Com o intuito de premiar obras cinematográficas independentes e de baixo orçamento, o Spirit Awards preza por projetos únicos, provocantes e socialmente impactantes.
Ou seja, verdadeiras obras de arte independentes!
Neste ano, o Spirit Awards contou com 111 filmes, séries, atores, diretores, roteiristas e editores nomeados, contabilizando 23 categorias.
Vencedores do Spirit Awards 2022
Englobando filmes ou séries que mantiveram seu orçamento abaixo dos 20 milhões e abordaram temáticas únicas e provocativas, o Spirit Awards 2022 celebrou 23 ganhadores!
Entre as principais categorias de filmes estão os ganhadores de melhor filme, melhor filme de estréia, melhor direção, melhor roteiro, melhor ator e melhor atriz.
Além disso, na categoria de séries, estão os ganhadores de melhor nova série, melhor série documental, melhor ator em série e melhor atriz em série.
Categoria de Filmes
Melhor Filme – A Filha Perdida – Maggie Gyllenhaal
Melhor Filme de estréia – 7 days – Roshan Sethi
Direção – Maggie Gyllenhaal – A Filha Perdida
Roteiro – A Filha Perdida – Maggie Gyllenhaal
Ator – Simon Rex – Red Rocket
Atriz – Taylor Page – Zola
Categoria de Séries
Nova série – Reservation Dogs – Taika Waititi e Sterling Hajo
Série documental – Negros e Desaparecidos – Geeta Gandbhir
Ator em série – Lee Jung-jae – Round 6
Atriz em série – Thuso Mbedu – The Underground Railroad
5 filmes independentes para te inspirar
Pensando nos ganhadores e nominados do último Spirit Awards, separamos cinco filmes independentes para te inspirar e, quem sabe, para te encantar!
De comédia a dramas intensos, confira nossa lista com esses cinco filmes sensacionais!
O Que Fazemos nas Sombras (2014) – Taika Waititi
Uma comédia gravada em formato de mockumentary, O Que Fazemos nas Sombras segue o dia a dia de quatro vampiros que decidiram tornar-se colegas de casa, na Nova Zelândia.
Com idades entre 183 e 8.000 anos, esses vampiros passam suas noites adaptando-se à vida moderna e relembrando seus velhos tempos de atividade.
Ao estilo de The Office, as cenas do filme são intercaladas com entrevistas individuais, nas quais cada vampiro reclama do comportamento de seus colegas.
Do ganhador da categoria Melhor Nova Série do Spirit Awards, Taika Waititi, O Que Fazemos nas Sombras é imperdível para quem curte uma comédia independente!
Submarino (2010) – Richard Ayoade
Narrando a história de Oliver, um adolescente de 15 anos cujas observações pessoais o torna perspicaz e complexo, Submarino é o drama perfeito para quem curte romances adolescentes!
A princípio focado em seus projetos de escrita, Oliver se vê constantemente interessado em apenas uma coisa: iniciar sua vida sexual.
Então, ao conhecer Jordana, uma garota igualmente diferente, porém, bem mais confiante, Oliver vê uma oportunidade de iniciar um relacionamento amoroso e não perde tempo!
Com uma trilha sonora espetacular e uma fotografia deslumbrante, Submarino é um filme independente ideal para quem quer se divertir e refletir sobre a vida.
Medianeras (2011) – Gustavo Taretto
Uma história de amor nos tempos virtuais, o filme argentino Medianeras conta a história de Martín e Mariana, perdidos em suas próprias neuras pessoais.
Um fóbico em recuperação, Martín busca em seu ambiente maneiras de acalmar sua mente e melhorar sua qualidade de vida.
Mariana, por outro lado, é uma arquiteta que trabalha como vitrinista, buscando superar seu medo de elevadores e de nunca encontrar sua alma gêmea.
Ainda assim, através da internet, os dois neuróticos irão dividir suas angústias e dificuldades com o público.
Perfeito para quem gosta de uma temática mais intimista e de filmes internacionais.
Amnésia (2000) – Christopher Nolan
Narrado de trás para frente, Amnésia é um filme perspicaz e complexo que conta a história de Leonard, um fugitivo acometido por ume terrível perda de memória recente.
Após vivenciar a morte violenta de sua esposa, Leonard segue seu assassino em busca de vingança e satisfação pessoal.
Mesmo sabendo das consequências de seus atos, Leonard se mantém firme em sua convicção, chegando a tatuar datas, nomes e informações importantes por todo o seu corpo, a fim de lembrar dos acontecimentos recentes.
Dirigido por Christopher Nolan, Amnésia é capaz de deixar o público atento e angustiado, lutando para não perder nenhuma informação importante ou se confundir durante a história.
Incêndios (2010) – Denis Villeneuve
O filme franco-canadense, escrito e dirigido por Denis Villeneuve, consegue passar a seus espectadores a agonia e urgência de se viver em meio à uma guerra.
Antes de tudo um drama familiar, Incêndios conta a história de uma mãe, Nawal Marwan, e seus dois filhos gêmeos, Jeanne e Simon.
Finalmente, para cumprir o último desejo de sua mãe após sua morte repentina, os gêmeos viajam separadamente ao Oriente Médio, a fim de entregar cartas a alguns parentes desconhecidos.
Contudo, as jornadas dos irmãos são interrompidas por uma série de flashbacks, contando a história de sua mãe durante os terrores da guerra.
Eventualmente, uma série de acontecimentos adversos os levam a descobrir um segredo familiar profundamente perturbador e sombrio.
Baseado na peça homônima de Wajdi Mouawad, de 2003, este thriller independente lança um olhar poético e pungente sobre como as famílias são moldadas por atrocidades e suas repercussões mesmo após o fim dos conflitos.
Já estourou a pipoca?
E aí, está preparado para maratonar uma sessão de filmes independentes?
Então, se joga no sofá e estoure a pipoca, porque vai ser difícil desgrudar das telinhas enquanto estiver vendo algum desses longas incríveis!
E se você adora saber tudo sobre filmes e cultura pop, não esqueça de seguir a gente nas redes sociais, viu?
Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e YouTube!
Além disso, conta pra gente aqui nos comentários qual seu filme favorito da lista!