Se tem uma coisa que tá muito popular nos dias de hoje, essa coisa é plataforma de streaming. São diversos canais e estúdios apostando no serviço de entretenimento audiovisual no meio online. Para citar alguns nomes temos a patroa Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, HBO Max e mais.
Apesar de já estarmos acostumados com filmes originais dessas plataformas, até pouco tempo atrás tinha um detalhe que esses filmes ainda não cumpriam: serem cotados ao Oscar, a maior premiação do cinema.
Apesar da Academia ter resistido por um bom tempo, isso agora já se tornou ultrapassado, afinal tudo acontece muito rápido hoje em dia.
A Netflix, por exemplo, já liderou muitas indicações na premiação. Aliás, o primeiro filme da plataforma a ganhar uma estatueta foi logo na categoria de Melhor Filme Estrangeiro com Roma, de Alfonso Cuarón, que também foi a primeira produção mexicana a conquistar a estatueta nesta categoria.
O Oscar sempre deu aquela moralzinha para os filmes que recebem indicação em alguma de suas categorias e essa foi uma forma de dar maior credibilidade às obras originais dos streamings.
Ou seja, tem filme bom em streaming, sim! (Apesar da Academia já não ser mais puramente o sinônimo de filmes de qualidade, mas isso é assunto para outro dia). Por isso, preparamos uma listinha com algumas obras que levaram uma estatueta de ouro para casa e estão disponíveis nesse vasto multiverso de streamings para você assistir.
Colette
Esse é um documentário de 2020 que ganhou uma estatueta de ouro como Melhor documentário de curta-metragem.
A produção dirigida por Anthony Giacchino conta a história de Colette, que lutou contra os nazistas fazendo parte da Resistência Francesa que, desde 1945, não aceitava colocar seus pés na Alemanha.
Tudo muda quando uma jovem estudante de história surge em sua vida e passa a ser um incentivo para que Colette visite o campo de concentração onde os nazistas mataram seu irmão e, consequentemente, reviva em sua memória alguns momentos que marcaram sua vida.
Onde assistir: YouTube – sem precisar de assinatura Premium, está disponível no canal do jornal The Guardian.
Dois Estranhos
E olha a dona Netflix aí dando as caras na lista!
Dois Estranhos também é um curta, mas de ficção. A produção levou o prêmio de Melhor Curta-Metragem em Live Action e, na verdade, gerou muita polêmica com a galera da internet.
Onde assistir: Netflix
Apesar de tratar de um assunto super sério e importante como a violência policial e racismo, muitas pessoas afirmam que a plataforma de streaming copiou a ideia de uma produção de 2016 chamada “Groundhog Day For A Black Man”.
Plágio ou não, vou deixar o vídeo de 2016 linkado aqui. Infelizmente não tem legenda em português ou espanhol, mas se você manja no inglês vale super a pena conferir também, é muito bom!
Onde assistir: YouTube (não precisa ser Premium).
O Som do Silêncio
O Som do Silêncio levou duas estatuetas na bagagem: uma como Melhor Som e outra como Melhor Montagem.
O filme conta a história de um baterista de uma banda de heavy metal que descobre que está perdendo a audição. Segundo algumas críticas de pessoas surdas que assistiram ao filme, o longa soube tratar muito bem sobre a diferença entre ser surdo e ser deficiente auditivo – e a adaptação do personagem com esse novo modo de viver a vida.
Onde assistir: Amazon Prime Video
12 Anos de Escravidão
Em 2014, o filme 12 Anos de Escravidão recebeu nove indicações e levou 3 estatuetas de ouro para casa como Melhor Filme, de Melhor Atriz Coadjuvante e com Melhor Roteiro Adaptado.
O longa conta uma história que se passa em 1841 e mostra um homem negro livre que é sequestrado e vendido como escravo. A partir daí ele passa por diversos tipos de humilhações e precisa manter-se forte. Como o título diz, foram 12 anos sendo escravizado…
Onde assistir: Netflix ou GooglePlay
E aí? Já assistiu algum desses? Conta pra gente nos comentários.
Visite o site da Atacado Collections para conferir nossos produtos colecionáveis e acompanhe também nossas redes sociais, Instagram, Twitter, TikTok e Youtube para ficar por dentro das novidades!