Nem só de papéis de mocinhas vivem as mulheres! Que tal aproveitar esse 8 de março para conhecer as 7 maiores vilãs do cinema?
Um dos dias mais importantes da história feminina, o Dia Internacional das Mulheres é perfeito para nos lembrar da importância das mulheres em todas as áreas de atuação!
E isso também inclui o cinema!
Que tal dar uma variada e descobrir um pouco mais sobre as grandes vilãs das telinhas?
Dia Internacional das Mulheres
Tudo começou em Nova Iorque quando, em 1908, 15 mil mulheres marcharam pela cidade reivindicando menos horas de trabalho, maior salário e direitos ao voto.
No ano seguinte, aquela data foi decretada, pelo Partido Socialista da América, como sendo o Dia Internacional das Mulheres.
Entretanto, foi apenas em 1910 que Clara Zetkin, uma ativista dos direitos das mulheres, levou a ideia à Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras, em Copenhague, e oficialmente conseguiu que a data fosse reconhecida mundialmente.
Sete anos depois, na Rússia, outra marcha, desta vez no dia 8 de Março, universalizou a celebração do Dia Internacional das Mulheres naquela data.
Contudo, o dia 8 de Março foi reconhecido de maneira integral pela ONU apenas em 1975, enquanto a primeira campanha a favor dos direitos das mulheres foi colocada em prática somente em 1996.
Até hoje, o dia 8 de Março é reconhecido mundialmente como o Dia Internacional das Mulheres e celebrado em mais de 80 países.
Mulheres no Cinema
Apesar de estarmos acostumados com a presença feminina nos cinemas hoje – seja atuando ou por trás das câmeras -, as mulheres não foram consideradas aptas para a indústria cinematográfica durante muitos anos.
Durante as décadas iniciais do século XX, os filmes ainda eram considerados um negócio, ao invés de um estilo de arte.
E como os empregos e atividades fora do lar eram vistas como exclusivamente masculinas, o cinema fechou as portas para as mulheres do mundo inteiro.
Durante um período de 34 anos, entre 1934 e 1968, o Código de Hills limitava a presença feminina nas telonas, alegando quebra de valores morais.
Ou seja, representar casos de gravidez, interações românticas ou qualquer outro tipo de cenário que fosse contra o código era estritamente proibido.
Foi apenas em 1982 que a Universal Studios deu crédito a uma diretora feminina, durante a exibição do longa “Picardias Estudantis”, de Amy Heckerling.
Ainda bem que essa época ficou para trás e hoje podemos apreciar um número cada vez maior de mulheres no cinema!
Dá uma conferida nesse texto que a gente escreveu sobre os ganhadores do Spirit Awards 2022!
Tá cheio de mulheres marcando presença!
As 7 maiores vilãs do cinema
Nem só de papéis de mocinhas vivem as mulheres!
Que tal aproveitar esse dia para conhecer um pouco mais sobre as sete maiores vilãs do cinema?
Vem com a gente!
Regina George em Garotas Malvadas (2004)
Mimada, glamurosa e manipuladora: Regina George definitivamente é uma Menina Malvada!
E é por isso que ela entra em nossa lista das sete maiores vilãs do cinema!
Comandando um grupo de garotas adolescentes do Colégio North Shore, a Abelha Rainha, como é conhecida, é constantemente seguida pelas Plásticas, suas fiéis “amigas”
Conhecida por lançar modas excêntricas entre todas as meninas da escola, Regina é odiada por muitos, mas secretamente invejada por todos!
Quando Caddy, uma estudante americana da África do Sul, se une à North Shore High, Regina e suas amigas a impedem de cometer “suicídio social”, incluindo-a em seu grupo.
Transformando Caddy em uma Plástica, Regina logo se arrepende ao perceber que está sendo traída por ela e suas colegas.
Com um plano de vingança extenso e mirabolante, Regina acaba com a vida e reputação de Caddy em apenas um dia!
Que vilã, ein!
Miranda Priestly em O Diabo Veste Prada (2006)
Miranda Priestly é a editora-chefe da revista Runaway, sendo considerada uma vilã por quase todos seus funcionários, especialmente seus assistentes pessoais.
Fria, arrogante e extremamente egoísta, Miranda decide contratar Andrea, uma estudante recém graduada da faculdade de Jornalismo.
Apesar de querer trabalhar na revista a fim de aumentar sua rede de contatos e melhorar suas chances como escritora, Andrea logo se vê como a mais nova “serva” de Miranda.
Fazendo com que a garota mudasse desde de seu estilo de roupas até a maneira como se portava, Miranda a transforma em uma verdadeira lacaia, acabando com sua vida pessoal e amorosa.
Sempre colocando suas vontades e motivações à frente de qualquer pessoa, Miranda é o tipo de vilã que Hollywood adora: uma mulher ambiciosa e firme.
Será que se Miranda fosse um homem, ela ainda seria classificada como uma vilã? Ou seria apenas mais um homem de negócios na correria de Nova Iorque?
Amy Dunne em Garota Exemplar (2014)
Um pouco além de apenas ambiciosa, fria ou egoísta, Amy Dunne se enquadra como uma verdadeira vilã, beirando a psicopatia completa!
Após um período turbulento em seu casamento, Amy descobre que seu marido, Nick Dunne, um professor de literatura, está tendo um caso com uma de suas alunas.
Planejando uma vingança de maneira meticulosa, Amy finge ser assassinada, deixando diversas evidências de que Nick estivesse por trás do crime.
Em um caso de gato e rato, Nick logo se torna o suspeito número um, chegando até mesmo a ser crucificado pela mídia local.
Se não bastasse as repercussões na vida de Nick, Amy ainda muda completamente de aparência e tenta seduzir um de seus antigos interesses românticos, a fim de conseguir algum dinheiro.
Com um final horripilante e psicótico, Amy Dunne é uma das vilãs do cinema que definitivamente mais dão medo!
Enfermeira Ratched em Um Estranho no Ninho (1975)
Chefe da ala psiquiátrica do Salem Oregon State Hospital, a enfermeira Ratched comanda seus pacientes com punhos de ferro, abusando constantemente daqueles que estão doentes.
Apesar de ter escolhido uma profissão tão humana, não há nenhuma compaixão em Ratched, fazendo com que seu sadismo e necessidade de controle domine seus atos.
Considerada uma das maiores vilãs da história, a enfermeira utiliza métodos nada ortodoxos para tratar seus pacientes, sem a intervenção de nenhum superior.
Desde a alteração em doses de medicamentos sem aviso prévio até castigos severos por simples capricho, a Enfermeira Ratched não perdoa ninguém!
Catherine Tramell em Instinto Selvagem (1992)
Uma escritora investigativa de sucesso, Catherine Tramell busca suas inspirações de uma maneira bastante perversa: através de seus próprios crimes.
Após a morte de um astro de rock, Catherine se torna a principal suspeita, já que foi a última a ser vista com o cantor.
De uma maneira angustiante, Nick, um dos policiais designados para investigá-la, tenta provar sua culpa, ao mesmo tempo que se torna extremamente atraído pela assassina.
Desenvolvendo um relacionamento sexual com Catherine, Nick percebe que seus crimes estão todos descritos em seu novo livro, mas mesmo assim não consegue provas suficientes para prendê-la.
Descrita, por muitos, como uma psicopata narcisista, Catherine Tramell está entre as vilãs mais mortais do cinema!
Dolores Umbridge em Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)
Enviada à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts a mando do Ministro da Magia, Cornelius Fudge, Dolores Umbridge é, definitivamente, uma das vilãs mais odiadas das telinhas!
Uma burocrata com complexo de superioridade, Umbridge se torna professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, privando os alunos de aprenderem defesa pessoal.
Indo constantemente contra as vontades de Dumbledore e, eventualmente substituindo-o na direção, Umbridge começa a liderar a escola com punhos de ferro e métodos de punição torturantes!
Apesar de seu comportamento vil e detestável, os alunos de Hogwarts se contentaram com seu final nada feliz!
Bellatrix Lestrange em Harry Potter e as Relíquias da Morte (2010)
Bellatrix Lestrange conseguiu ficar em primeiro lugar na nossa lista das sete maiores vilãs do cinema!
Terrivelmente maligna e seguidora fiel de Voldemort, Bellatrix passa por cima de tudo e de todos para conseguir o que quer.
Chegando, até mesmo, a matar diversos membros de sua própria família (saudades, Sirius e Ninfadora)!
Psicótica e altamente desequilibrada, Bellatrix nutre um amor secreto por Lord Voldemort, assim como uma ambição estratosférica para chegar ao poder e dizimar o mundo trouxa.
Finalmente, a Comensal da Morte é derrotada por Molly Weasley, após tentar assassinar sua filha, Gina Weasley.
Mas não antes de deixar sua marca de vilã no mundo!
Ficaram com medo?
De fofinhas e simpáticas, essas vilãs não têm nada, não é mesmo?
Mas a gente sabe que você não vai perder de assistir a atuação delas por nada, né!
Conta aqui pra gente qual a vilã sua vilã favorita! Será a insana Bellatrix Lestrange, ou, então, a não-tão-terrível Regina George?
Ah, e não esqueça: para não perder nenhuma notícia do mundo pop, siga a Atacado Collections nas redes sociais! Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e YouTube!