É quase impossível resumir o que Cowboy Bebop é e representa para quem é fã do anime. A animação que foi lançada em 1998 e conta somente com uma temporada se consagrou entre as histórias animadas de ficção científica, além de ser um anime reverenciado por seu estilo space western, sua trilha sonora divina e personagens carismáticos.
A Netflix anunciou lá em 2018 que estava trabalhando em uma versão em live-action da história dos cowboys espaciais mais legais da ficção, mas a adaptação chegou só agora e já tá deixando os fãs do anime igualmente animados e com medo do que vem por aí.
Sobre o que é Cowboy Bebop?
Pra você que nunca assistiu ao anime e não sabe muito bem sobre o que se trata a história, nós preparamos um pequeno guia do que esperar dessa adaptação da Netflix.
A série animada se passa no ano de 2071 numa galáxia já bastante colonizada que mistura diversos elementos futuristas com elementos de uma vibe do velho oeste.
E se você se perguntou porquê a galáxia foi colonizada a resposta é simples: asteroides e meteoritos acabaram destruindo parte da superfície da Terra em 2021 após um acidente que danificou a Lua e acabou deslocando esses elementos em direção ao nosso planeta.
Os seres humanos acabaram se adaptando a viver entre planetas e com isso surgiram incontáveis criminosos pelo sistema solar. Isso resultou na criação da Lei do Cowboy – um incentivo às pessoas para caçarem esses criminosos e levarem uma recompensa por isso.
Spike Spiegel e Jet Black são dois cowboys do espaço que vivem atrás de recompensas pelos mais diversos tipos de criminosos. Eles caçam desde ladrões de cachorro a grandes traficantes galácticos. Mais tarde, outros dois integrantes surgem na trama: Faye e Ed, além, é claro, de Ein, o Corgi da turma. <3
Essa é só a premissa de todo o anime. Ao decorrer dos 26 episódios vamos conhecendo novos personagens e sobre o passado de cada um dos protagonistas – que, vai por mim, é bem mais pesado e triste do que você pensa quando começa o anime.
Resumindo? Temos um ex-assassino, um ex-policial, uma grande vigarista, uma criança hacker e um cachorro super fofo atrás de criminosos espaciais.
A razão pela adoração de Cowboy Bebop
A interação entre os personagens é um dos pontos principais. Todos eles são muito diferentes entre si. Spike é um baita de um folgado, mas com um carisma enorme. Jet Black é tipo aquele único amigo responsável do grupo, enquanto Faye é uma ótima ladra e Ed é a hacker do pedaço.
É notável logo de primeira que Cowboy Bebop fugiu dos moldes das animações consideradas normais, principalmente para o que a galera estava acostumada mais de 20 anos atrás.
Com um estilo de arte mais adulto, influências do gênero noir, cenas de ação e várias partes engraçadas, o diretor, Shinichiro Watanabe, soube contar a história de uma maneira muito fluida e natural. Quando você percebe, já tá super engajado na história. Por isso o anime se tornou um clássico!
E falando em diretor, um ponto super interessante é que a Netflix pediu que Watanabe fizesse uma consultoria durante toda a produção da série com o intuito de não fugir do estilo e propósito da história.
Além disso, a responsável pela trilha sonora da adaptação é Yoko Kanno, que também consagrou suas composições no anime.
O que esperar da live-action?
Mesmo sendo uma ficção científica, o anime é, na verdade, bem verossímil com a nossa realidade – ou com os elementos que estamos acostumados nela.
O que quero dizer é que não contém nada do que podemos assistir e pensar “caraca, isso é muito viajado”. Esse detalhe junto com a presença de Watanabe e Yoko por trás das câmeras, aliás, faz com que fiquemos otimistas em relação à adaptação em carne e osso. Afinal, sabemos como histórias de animes que recebem adaptações podem ficar incrivelmente horríveis em live-action (alguém disse Death Note aí?).
Apesar disso, a gente já deve se preparar para algumas pequenas mudanças na narrativa, mas esperamos que nada muito drástico. Estamos otimistas por aqui!
E aí? Já assistiu ao anime ou tá a fim de ver a live-action? Conta pra gente nos comentários!
Siga a Atacado Collections nas redes sociais, Instagram, Twitter, TikTok e Youtube para ficar por dentro das novidades do mundo nerd!
See you Space Cowboy…