A História das Action Figures: Como Elas Se Popularizaram Entre Crianças e Adultos

0
113

Não é mais surpresa para ninguém que nos dias de hoje colecionar brinquedos se tornou um hobby mais popular entre adultos do que entre as crianças, mas como os action figures se tornaram tão populares e porque adultos fazem parte do mercado alvo para esses colecionáveis?

Nesse texto vou voltar um pouco no tempo para contar como se deu essa história das action figures.

A Origem

Em 1960, a Hasbro revolucionou o mercado de brinquedos ao criar o termo “action figures” para lançar sua coleção de bonecos de G.I. Joe. O objetivo era distanciar-se do termo “doll” (boneca) e apelar mais para os meninos.

A aposta foi um sucesso e logo outras empresas começaram a investir nesse mercado emergente.

Em 1972, a Mego obteve os direitos para produzir action figures da Marvel e DC que se tornaram um sucesso.

Foi então que a Mego logo percebe que havia um mercado ainda intocado que era o de filmes e séries de televisão. Logo eles começaram a trabalhar em incluir personagens de filmes nas suas linhas de action figures e um dos primeiros foi o sucesso de bilheteria e cult clássico “Planeta dos Macacos”

A Mego rapidamente dominou o mercado nos anos 70, investindo em outras franquias populares como Tarzan e Star Trek.

Star Wars, uma virada do século

Em 1974, um filme “pouco conhecido” hoje em dia estava prestes a ser lançado, e em 1976, executivos da Fox procuraram a Mego para propor uma nova linha de action figures para este filme.

No entanto, a Mego recusou, acreditando que o filme de baixo orçamento não teria sucesso.

Esse filme era Star Wars.


O filme cresceu para se tornar um dos maiores blockbusters da história e naquele ano gerou 775 milhões de dólares na bilheteria e um clássico nerd.

Kenner, uma nova empresa de brinquedos na época, aceitou o acordo um ano antes e o resto é história.

Star Wars se tornou um fenômeno cultural e um marco no mercado de action figures, gerando milhões em vendas e criando uma base de fãs leais tanto entre crianças quanto adultos.

A Mego, como a Blockbuster que recusou um acordo com a Netflix, perdeu um dos maiores acordos da história e, poucos anos depois, declarou falência.

Quanto menor, melhor!

Outro fator importante nessa história foi a mudança de escala das action figures. Até então o padrão de 12 polegadas era amplamente utilizado na produção desses brinquedos, contudo, os números de vendas bem como o custo de produção aumentou por conta da crise do petróleo em 1973.

Crianças também passaram a associar o tamanho de 12 polegadas com bonecas para meninas, fazendo com que as vendas dessas action figures despencassem.

Esse conjunto de fatores fez com que empresas da época descartassem a escala de 12 polegadas investissem em figuras menores de até 3 polegadas.

Padrão esse que é utilizado até hoje.

Se você quer vender seus brinquedos, crie uma história para ele!

A Mattel entrou nessa disputa na década de 80 lançando o desenho animado “He-Man” que se tornou um sucesso absoluto acompanhado da sua nova linha de action figures mattel.

Com o fim da trilogia Star Wars, crianças começaram a perder o interesse na franquia. Elas queriam brinquedos de algo que fosse popular no momento e foi quando He-Man superou Star Wars na venda de brinquedos pela primeira vez.

Logo, outras empresas começaram a tomar nota do sucesso de He-Man e perceberam que lançar desenhos e quadrinhos acompanhados de uma coleção de brinquedos era a receita para o sucesso.

Desenhos como Super Friends, com os heróis da DC, e diversos outros como Thundercats e Transformers começaram a dominar o mercado de action figures.

Adultos também querem brincar!

E foi em 1987 que outra mudança de paradigma aconteceu nessa história quando a pequena empresa “Playmates Toys” percebeu o potencial de As Tartarugas Ninja.

Os quadrinhos já eram um clássico cult com diversos fãs, mas a série decolou com o primeiro desenho das tartarugas que resultou num sucesso absoluto do desenho e venda de action-figures.

Contudo, As Tartarugas Ninja não só apelavam para as crianças mas também para os adultos pela sua qualidade e foi assim que se iniciou uma nova era dos colecionadores adultos.

Nostalgia vende!

A empresa americana de pesquisa de mercado, Circana, publicou um artigo neste ano que apontou que os adultos superam crianças no consumo de brinquedos pela primeira vez no mundo todo.

Consumidores de 18 anos e acima gastaram 1.5 bilhões de dólares no período de Janeiro e Abril e a nostalgia é um dos principais fatores que levaram a esse número.

Muitos adultos hoje cresceram brincando com esses brinquedos, e colecioná-los permite reviver memórias de infância. Também há o fato de que muitos adultos hoje são capazes de bancar algo que desejavam quando eram crianças mas não podiam ter.

Segundo um estudo conduzido pelo Dr. Alan Hirsch, a nostalgia tem um impacto poderoso nas emoções, evocando sentimentos positivos e conforto.

Segurar um brinquedo da infância pode transportar as pessoas de volta a tempos mais simples, impulsionando o desejo de colecionar esses itens.

Além disso, a emoção da busca por itens raros e valiosos ativa o centro de recompensa do cérebro, liberando dopamina, o neurotransmissor associado ao prazer e motivação.

Isso torna a experiência de colecionar action figures ainda mais gratificante.

Conclusão

A história das action figures é marcada por momentos decisivos e inovações que capturaram a imaginação de várias gerações, transformando brinquedos em valiosos itens de coleção e símbolos culturais.

Apesar do estigma acompanhado de colecionar estes brinquedos como um adulto, essa realidade tem mudado com a popularização de super herois, animes e séries de televisão.

Pessoas consomem mais mídia hoje do que em qualquer momento da história e com isso nasce o sentimento de expor essa paixão na forma de brinquedos, e entre eles, as action figures.

Grandes empresas como Bandai, Hasbro e Lego hoje levam muito em consideração essa demografia no momento de lançar suas novas linhas de brinquedos.

Colecionar é um Hobby e como todo Hobby deve ser exercido de forma saudável, não deixe seu Hobby se tornar quem você é.

Então colecionem com sobriedade e boa caçada!

Conheça a Atacado Collections

E aí, o que achou dessa história? Pois fique ligado no nosso blog para ficar por dentro das últimas novidades da cultura pop!

A Atacado Collections é uma empresa voltada para a distribuição de brinquedos, miniaturas e produtos colecionáveis de todo universo geek.

Inaugurada em 7 de julho de 2018, a loja, localizada em Ciudad del Este, um ponto de referência entre os turistas e moradores locais!

Atraindo um público de diversas idades, a loja conta estátuas gigantescas de personagens da cultura pop espalhadas por todo o estabelecimento!

Com quase 13 mil produtos em estoque, a Atacado Collections oferece uma variedade gigantesca das maiores marcas de colecionáveis do mundo:

  • Funko Pop
  • DC Collectibles
  • Diamond Select Toys
  • Iron Studios
  • Banpresto
  • Hasbro
  • Mattel, Lego, e muitas outras.

Além disso, temos um setor inteiro de distribuição por atacado!

Ou seja, se você é um entusiasta do universo geek e adora colecionáveis, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, YouTube e LinkedIn!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui