A Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina é um destino perfeito para quem é adepto do Turismo de Compras.
Além de Ciudad del Este, um dos maiores centros comerciais do mundo, há também ótimos duty frees espalhados por toda a região.
Comprar nas cidades da fronteira traz muitas vantagens para os turistas brasileiros, por isso listamos aqui 7 benefícios para você ficar por dentro.
E ainda mais, você vai descobrir muito sobre turismo de compras e como é o comércio da Tríplice Fronteira.
O que é Turismo de Compras?
No mundo afora, viajar a Turismo de Compras é algo super comum.
Muitos turistas viajam em busca de produtos únicos e exclusivos, com baixos impostos e junto a isso, aproveitar para conhecer o destino de viagem escolhido.
É o caso dos viajantes, que têm as compras como motivação, que visitam a França em busca de peças e acessórios de moda e marcas de luxo.
Assim como Dubai, destino conhecido por suas jóias com menor imposto.
Outro exemplo são os EUA, onde muitos procuram por eletrônicos, calçados e roupas de qualidade e com preço competitivo em relação ao Brasil, quando o dólar está favorável.
Na América Latina, uma das cidades mais conhecidas pelo seu centro comercial é Ciudad del Este – Paraguai, devido a seus baixos impostos.
E para quem visita a cidade tem ainda de quebra os duty frees espalhados pela região.
Interessante, não?
Então, saiba mais sobre o turismo de compras na Tríplice Fronteira no próximo tópico.
Onde comprar na Tríplice Fronteira?
Para começar, vamos falar do principal destino de compras, Ciudad del Este, a cidade paraguaia que em seu auge já chegou a ter 800 lojas no centro comercial.
Os turistas mais entusiasmados correm para lá em busca de novidades e bons preços nos eletrônicos, roupas, bebidas, perfumes, entre outros produtos que compensam muito comprar por lá!
Outro lugar bem procurado na fronteira para compras é Puerto Iguazú na Argentina, com destaque para o seu charmoso Duty Free Shop.
Não apenas para compras, a loja franca argentina é tão bonita que é considerada um ponto turístico por si só.
Não só ele, mas também a famosa Feirinha de Puerto Iguazú é uma ótima pedida para quem curte iguarias gastronômicas, como embutidos, queijos, alfajores, doce de leite, etc.
Por fim, vale destacar as lojas free shops, que são atrativas para turismo de compras por terem produtos importados livres de impostos e você as encontra nas 3 cidades da região trinacional.
Veja 7 vantagens do Turismo de Compras na Tríplice Fronteira
1 . Produtos de grandes marcas com um preço melhor que no Brasil
O fato de poder adquirir produtos de grandes marcas com um preço bem melhor que no Brasil, por ter menos impostos, é um dos maiores atrativos para compras na região.
No Paraguai você encontra lojas de marcas de luxo bem como as mais casuais, produtos variados que dependendo do câmbio, ficam ainda mais baratos.
2. Preços bem competitivos
E não só produtos de marcas, como também os importados valem muito a pena comprar nos free shops da região.
Os preços são bem competitivos com o mercado brasileiro, com 50% ou mais de redução na carga tributária.
3. Acesso a produtos que não foram lançados no Brasil
Só pra ilustrar, vale comentar sobre produtos da Apple, entre outras marcas de eletrônicos como Samsung e Xiaomi que muitas vezes não foram lançados no Brasil.
Além de outros artigos difíceis de encontrar no Brasil, como no caso de raros itens colecionáveis encontrados em lojas como a Atacado Collections.
4. Comprar produtos exclusivos da região
Sem dúvida, uma outra vantagem no turismo de compras são os produtos locais ou artesanais que você só encontra em determinado país.
É o caso dos produtos da feirinha, como os alfajores, exclusivos da Argentina, de boa qualidade e sabor incomparável.
5. Turistas brasileiros tem cota extra nas viagens terrestres
A nova cota estabelecida em 2022 que está em vigor, certamente trouxe aos turistas brasileiros um outro grande benefício.
Aqueles que viajam por terra podem gastar até U$500,00 em mercadorias na Argentina ou no Paraguai, além disso, possuem uma cota extra de U$500,00 em uma loja franca no Brasil.
Ou seja, o viajante terrestre que passa pela região trinacional, consegue comprar até U$1000,00 em produtos importados.
6. Conhecer atrativos mundialmente conhecidos durante a viagem
Muito além das compras, quem passa pela região trinacional tem o privilégio de conhecer de perto uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza, as Cataratas do Iguaçu.
As famosas quedas são compartilhadas pela Argentina e Brasil. Assim como a Itaipu Binacional, uma obra grandiosa administrada pelo Brasil e Paraguai.
7. Possibilidade de conhecer 3 países em uma única viagem
Sim, na fronteira entre os 3 países, a saber – Argentina, Brasil e Paraguai, é totalmente possível conhecê-los em um só dia.
Dá para fazer compras no Paraguai de manhã, visitar as cataratas brasileiras à tarde e à noite dar um pulo na Argentina para comer uma deliciosa carne de chorizo!
Curtiu a ideia? Veja opções de roteiro aqui!
E se você já ficou animado para começar a planejar sua viagem de turismo de compras para a região trinacional, conte com empresas especializadas que entendem muito da região.
Como por exemplo, a Combo Iguassu, que oferece transportes e organiza roteiros saindo de Foz para Ciudad del Este e Puerto Iguazú com toda a comodidade e segurança!