Filmes de Kaiju: 10 Melhores filmes de monstros gigantes

0
3112

Existem filmes que só precisam de uma simples premissa para me fazerem ir até o cinema: Monstros Gigantes:

Kaiju, graças à popularidade dos filmes japoneses do Godzilla, o gênero Kaiju se tornou tão popular que hoje tem seu próprio universo cinemático, o Monsterverse, que trás os clássicos monstros gigantes do universo do Gojira para os cinemas.

E graças a popularidade destes filmes fãs desse gênero tem comido bem com o lançamento de cada vez mais filmes seguindo essa premissa simples que encanta tanta gente.

Às vezes a pessoa só quer ver duas criaturas gigantes saindo no soco e destruindo tudo, e alguns dos filmes na lista tem exatamente isso, confira!

1. Círculo de Fogo (Pacific Rim)

Nas palavras do próprio diretor, Guillermo Del Toro, “Pacific Rim é um filme de robôs e monstros gigantes para fãs de robôs e monstros gigantes”, e o filme entrega perfeitamente o que promete.

A Terra está sendo invadida por monstros gigantes vindos de uma fenda no fundo do oceano, e para combatê-los a humanidade decide criar seus próprios monstros, os Jaegers

O filme é uma recriação com um orçamento milionário do desejo infantil de toda criança que já brincou com bonecos.

É um filme carregado de ação de primeira com a visão de um grande diretor por trás que acabou entregando uma das melhores experiências do gênero para os cinemas e efeitos especiais que mesmo 10 anos depois ainda se mantêm.

O filme está disponível na Prime Video.

2. Cloverfield (2008)

Cloverfield te coloca na perspectiva de sobreviventes que tentam fugir de uma criatura gigante destruindo a cidade de Nova Iorque.

Filmado no estilo Found Footage, o filme é uma pegada diferente no gênero de monstros gigantes onde a criatura em si é pouco vista e somente os efeitos da sua destruição são apresentados ao telespectador.

O Filme foi lançado em 2008 e assim como Pacific Rim é um dos melhores no gênero de monstros gigantes.

Você pode ver o filme na Netflix!

3. Godzilla Minus One

Esse não é o único filme do Godzilla na lista, mas com certeza foi a melhor experiência do lagartão nos cinemas em muito tempo.

Com o sucesso do Monsterverse, a Toho, criadora original do Godzilla decidiu tirar a poeira do Goji-san e dar outra chance para uma mais uma adaptação do monstro que entra para a galeria da Toho como um dos melhores filmes do Godzilla já feitos e um dos melhores filmes de monstros gigantes de todos os tempos.

O filme conta a história do piloto Koichi Shikishima, um  sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que também sobreviveu a um encontro com o Lagarto.

As ações de Koichi o deixaram marcado pela vergonha e ele vive sua vida tomado pela culpa por ter sobrevivido até que Gojira novamente surge para atacar o Japão

É um filme muito mais do que um filme sobre monstro gigante. Desde os clássicos da Toho, as incarnações do Godzilla sempre eram um retrato de uma crítica da época.

O Primeiro filme era uma alerta sobre o perigo das armas nucleares, Shin Godzilla é uma alegoria ao desastre nuclear de Fukushima e a incompetência do governo diante da tragédia e seguindo a tradição.

Minus One trás a história de um sobrevivente marcado pela guerra, vergonha e a culpa por ter sobrevivido.

É um filme incrível que trouxe um Oscar de melhores efeitos especiais para a Toho apesar do baixíssimo orçamento divulgado.

O filme está disponível na Netflix.

4. Shin Godzilla

Shin Godzilla foi uma tentativa de reviver o Gojira em 2016 com o diretor Hideaki Anno, criador de Neo Genesis Evangelion! 

Assim como Minus One, Shin foi uma nova pegada no clássico monstro, trazendo um novo tipo de criatura que a princípio aparece numa forma que não lembra em nada o clássico design do Godzilla até se tornar uma encarnação cruel e horripilante do monstro.

Shin é quase um filme de terror cósmico considerando a intenção de Hideaki Anno em apresentar uma criatura em constante evolução que poderia até mesmo se tornar uma entidade cósmica se não tivesse sido impedido.

É um filme controverso entre os fãs da Toho, amado por muitos e odiado por muitos, e depende muito de quem assiste para poder julgar.

Na minha opinião é um dos melhores filmes da Toho ao lado de Minus one e merece ser visto!

Você pode ver o filme na Prime Video.

5. Godzilla II: Rei dos Monstros 

Godzilla 2014 foi a grande ressurreição do monstro gigante desde Godzilla Final Wars. Após o fracasso do filme de 2004 o lagartão ficou na geladeira por um tempo até 2014 quando o interesse pelo Kaiju foi revivido com a versão americana do monstro em 2014.

Apesar de ser lembrado como um dos melhores filmes do Gojira, foi ele que reviveu o interesse pelo monstro que resultou em Shin Godzilla em 2016, Godzilla 2 Rei dos Monstros e as outras sequências do filme até Minus One.

Godzilla II: Rei dos Monstros é um espetáculo. Apesar de não ter um dos melhores roteiros, o filme compensa com uma fotografia grandiosa que faz com que essas criaturas titânicas tenham uma presença e magnitude que não se compara a nenhum outro filme de monstros gigantes.

Na minha opinião é um dos melhores filmes do Godzilla e um dos mais lindos filmes do gênero de monstros gigantes.

6. Colossal

A trama gira em torno de Glória, interpretada por Anne Hathaway, uma mulher que descobre estar misteriosamente conectada a um monstro gigante que está causando destruição em Seul.

Diferente de outras produções do gênero, “Colossal” não se limita a batalhas épicas ou destruição em massa; ao invés disso, utiliza a metáfora do monstro para explorar questões de autodescoberta, abuso e controle.

Com uma narrativa única e uma direção audaciosa de Nacho Vigalondo, “Colossal” se destaca por sua originalidade e por trazer uma nova perspectiva para o gênero de monstros gigantes.

É um filme que, apesar de seu tom leve em alguns momentos, carrega uma mensagem poderosa sobre crescimento pessoal.

7. Monstros (2010)

Assim como Colossal, Monstros trás uma interpretação diferente do gênero de monstros gigantes ao focar no comportamento humano diante de uma invasão de monstros gigantes.

Apesar da gravidade e do perigo dessas criaturas, a vida parece ter mudado pouco no dia-dia da maioria das pessoas que vivem suas vidas normalmente apesar de criaturas cefalópodes gigantes estarem à espreita e se espalhando cada vez mais.

É um ótimo filme da perspectiva humana mas entra numa subcategoria do gênero de monstros gigantes.

8. Trollhunters (2010)

“Trollhunter” é uma joia do cinema norueguês que oferece uma nova visão sobre o gênero de filmes found footage.

Lançado em 2010, o filme dirigido por André Øvredal combina de forma inteligente o folclore escandinavo com uma abordagem documental, resultando em uma experiência cinematográfica que é ao mesmo tempo aterrorizante e fascinante.

A trama acompanha um grupo de estudantes de cinema que decide investigar uma série de mortes misteriosas de ursos na Noruega.

Ao seguirem as pistas, eles se deparam com Hans, um caçador de trolls que revela a existência dessas criaturas gigantes e aterrorizantes, mantidas em segredo pelo governo.

O filme é habilidoso em criar suspense, ao mesmo tempo em que incorpora humor seco e uma rica mitologia, tornando os trolls não apenas monstros, mas parte integrante da paisagem cultural e natural da Noruega.

9. O Hospedeiro

Dirigido por Bong Joon-ho (Parasita), o filme conta a história de uma família sul-coreana que trabalha numa barraca à beira do rio em um parque até que um dia uma criatura surge do nada e começa atacar as pessoas.

Quando a filha mais nova é levada pela criatura a família toda decide tomar uma atitude por conta da inabilidade das autoridades em resgatar a criança.

É um filme bem diferente dos demais que assim como “Parasita”, é carregado de críticas à sociedade coreana e moderna no geral.

Até mesmo a criatura é uma crítica da irresponsabilidade e ignorância de instituições privadas

É, além de um ótimo filme de monstro, um ótimo filme para reflexão.

Disponível na Prime Video

10. Ameaça Profunda

Algumas coisas devem continuar um mistério.

Ameaça profunda nos coloca numa instalação de pesquisa e mineração no fundo do oceano quando criaturas humanoides abissais começam a atacar a estação.

Kristen Stewart, a protagonista, é uma engenheira que tenta sobreviver junto de outros membros da expedição que estão começando a descobrir que acordaram algo terrível no fundo do oceano.

É um ótimo filme de suspense, terror e, não estaria nessa lista sem uma razão. O plot twist no final do filme é algo para todo fã dos mitos lovecraftianos pirarem.

O filme está disponível na Disney+!

Conheça a Atacado Collections

E aí, o que achou dessa história? Pois fique ligado no nosso blog para ficar por dentro das últimas novidades da cultura pop!

A Atacado Collections é uma empresa voltada para a distribuição de brinquedos, miniaturas e produtos colecionáveis de todo universo geek.

Inaugurada em 7 de julho de 2018, a loja, localizada em Ciudad del Este, um ponto de referência entre os turistas e moradores locais!

Atraindo um público de diversas idades, a loja conta estátuas gigantescas de personagens da cultura pop espalhadas por todo o estabelecimento!

Com quase 13 mil produtos em estoque, a Atacado Collections oferece uma variedade gigantesca das maiores marcas de colecionáveis do mundo:

  • Funko Pop
  • DC Collectibles
  • Diamond Select Toys
  • Iron Studios
  • Banpresto
  • Hasbro
  • Mattel, Lego, e muitas outras.

Além disso, temos um setor inteiro de distribuição por atacado!

Ou seja, se você é um entusiasta do universo geek e adora colecionáveis, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, YouTube e LinkedIn!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui