Início Artigos Ô, trem bão! 4 filmes para entrar no clima do dia de...

Ô, trem bão! 4 filmes para entrar no clima do dia de São João!

Alô, moçada! 24 de junho está chegando e, junto com ele, uma das maiores festas do Brasil está prestes a dar as caras: o dia de São João!

E para quem não consegue ficar de fora dessa festança, nada melhor do que fazer um aquecimento para entrar no clima, não é mesmo?

Por isso, a Atacado Collections separou 4 filmes essenciais para quem não quer esperar até o fim de semana para pular fogueira!

Vem com a gente conferir esses clássicos caipiras!

Simbora!

Qual a origem do dia de São João?

Assim como outras festas de caráter religioso, o dia de São João teve início na Idade Média, sendo celebrado durante o solstício de verão.

Segundo as tradições, as comemorações juninas homenageavam os deuses da fertilidade e da natureza, além de pedir por colheitas mais fartas.

Entretanto, como a Igreja não permitia celebrações pagãs e por conta de sua alta popularidade, na época, ela decidiu reformular a comemoração, dando um novo significado ao dia de São João.

Ou seja, hoje, o dia de São João celebra três grandes santos católicos: Santo Antônio, São Pedro e São João.

Com festas que iniciam no dia 12 de junho e terminam no dia 29, a principal comemoração é realizada no dia 24 de junho.

Ou seja, o dia de São João!

Após muitas décadas, os portugueses trouxeram as festividades juninas ao Brasil, e, desde então, não há brasileiro no mundo que desconheça a importância de uma boa quermesse!

4 filmes para entrar no clima do dia de São João

Agora que você já sabe tudo sobre a peculiar origem do dia de São João, que tal dar uma olhadinha em alguns filmes para entrar no clima de festa junina?

Apesar da popularidade dessa comemoração tão tradicional brasileira, é difícil encontrar filmes que abordem tal temática.

Além de documentários culturais ou adaptações de peças estrangeiras, quase não existem produções cinematográficas acerca do dia de São João.

Por isso, selecionamos alguns filmes brasileiros para compor nossa lista e auxiliar nossos fanfarrões caipiras a entrar no clima de pular fogueira!

Só vem!

O Auto da Compadecida (2000)

No pequeno vilarejo de Taperoá, no Estado da Paraíba, João Grilo e Chicó, dois nordestinos paupérrimos, andam pelas ruas enganando o povo a fim de ganhar mais e mais dinheiro.

Entretanto, após um romance proibido entre Chicó e Rosinha, a situação termina mal e todos vão parar no mundo dos mortos, prontos para enfrentar o Juízo Final no Tribunal das Almas.

Será que os dois trambiqueiros irão se safar de todas as patifarias que fizeram em vida?

Um clássico da cultura brasileira, o Auto da Compadecida é essencial para todo mundo que quer descobrir um pouco mais sobre o nordeste e, eventualmente, entrar em clima de festa junina!

Gonzaga – De Pai para Filho (2012)

dia de São João

Contando a história de um dos maiores símbolos da música regional brasileira, Gonzaga emociona o público com a trajetória do Rei do Baião.

Em meio às dificuldades do cenário musical, das complicações vivenciadas durante suas trajetórias e dos grandes clássicos compostos por Gonzaga, o filme ainda aborda o relacionamento com seu filho, Gonzaguinha.

Estrelado por Chambinho do Acordeon e Júlio Andrade, se você gosta de festa junina e de conhecer mais sobre a história do Brasil, Gonzaga não pode estar fora de sua lista!

Central do Brasil (1998)

dia de São João

Considerado um dos melhores filmes do Brasil e do mundo, Central do Brasil cria um retrato cru e fiel da realidade popular do país.

Dora, vivida pela icônica Fernanda Montenegro, é uma professora amargurada que passa seus dias escrevendo cartas para analfabetos em uma estação de trens do Rio de Janeiro

Após presenciar o atropelamento de uma mulher, a professora, relutantemente, decide abrigar o filho órfão da recente falecida.

Os dois, então, embarcam em uma viagem pelo nordeste a fim de encontrar o pai do garoto, e acabam descobrindo que têm muito mais em comum do que imaginavam!

Emocionante e surpreendente, Central do Brasil é, definitivamente, o filme mais brasileiro de todos!

Deus é Brasileiro (2003)

dia de São João

Cansado da humanidade e dos erros que ela insiste em cometer, Deus resolve tirar umas férias e, para isso, vem ao Brasil buscando o candidato perfeito para assumir seu cargo.

Levando em consideração a religiosidade do país, o líder onipotente acredita que pode facilmente encontrar seu substituto no paraíso tropical.

Assim, ele embarca em uma aventura pelo nordeste, acompanhando um pobre pescador que, por alguma razão, crê que tal viagem o ajudará financeiramente.

Um clássico do cinema brasileiro, Deus é Brasileiro é perfeito para entrar no clima do dia de São João!

Dia de São João é aqui na Atacado Collections!

dia de São João

Tá achando que aqui na Atacado Collections a gente não comemora o dia de São João, não?

A Atacado Collections é uma empresa voltada para a distribuição de brinquedos, miniaturas e produtos colecionáveis de todo universo geek.

Inaugurada em 7 de julho de 2018, a loja, localizada em Ciudad del Este, se tornou um ponto de referência entre os turistas e moradores locais!

Atraindo um público de diversas idades, a loja conta estátuas gigantescas de personagens da cultura pop espalhadas por todo o estabelecimento!

Com quase 13 mil produtos em estoque, a Atacado Collections oferece uma variedade gigantesca das maiores marcas de colecionáveis do mundo:

  • Funko Pop
  • DC Collectibles
  • Diamond Select Toys
  • Iron Studios
  • Banpresto
  • Hasbro
  • Mattel, Lego, e muitas outras.

Além disso, temos um setor inteiro de distribuição por atacado!

Ou seja, se você é um entusiasta do universo geek e adora colecionáveis, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, YouTube e LinkedIn!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Top 10 Presentes perfeitos para Fãs de Dragon Ball no Paraguai

Dragon Ball foi um anime que fez a infância de toda uma geração e é até hoje um dos animes mais influentes e populares...

10 melhores séries de terror e mistério para ver no streaming

Se você, assim como eu, é fã de terror e mistério, esta lista com 10 séries é perfeita para você! Todas as séries podem ser...

Banpresto Grandista: Traga um Pouco de 2D para o Mundo Real

Encontrar estátuas no Paraguai é algo fácil para quem realmente entende de colecionáveis. A Atacado Collections traz diversas opções para os fãs de animes...

Série de Fallout da Prime Video – Vale a pena?

A série de Fallout parece ter aprendido a lição com The Last of Us e decidiu ouvir os fãs na hora de adaptar o...