Início Artigos Cavaleiro da Lua: um super-herói em reabilitação

Cavaleiro da Lua: um super-herói em reabilitação

O quinto episódio de Cavaleiro da Lua, lançado na quarta-feira (27), explora os traumas de infância de Steve/Marc, apresentando a jornada de autoconhecimento do protagonista.

Apesar dos filmes do MCU serem voltados, em sua maioria, ao público familiar, Cavaleiro da Lua foge à regra, abordando uma temática consideravelmente sombria.

Em “Asylum”, penúltimo episódio da temporada, Steve/Marc visita os eventos mais traumáticos de sua vida, expondo a fragilidade de sua mente e estado mental.

MCU

Cavaleiro da Lua

Apesar de ser exagero afirmar que o MCU é projetado para crianças, a realidade é que os filmes da Marvel, definitivamente, não as excluem.

Mesmo com a abordagem de temas geopolíticos e com as críticas ao complexo militar estadunidense, as franquias são projetadas a fim de se manterem “family-friendly”.

Com conflitos “leves” – claro, com muitas lutas e, até mesmo, um pouco de sangue -, o MCU raramente aborda temas mais pesados, principalmente relacionados a doenças mentais e traumas de infância.

Entretanto, Cavaleiro da Lua está aí para provar que sim, a Marvel consegue fazer produções mais “emocionalmente aprofundadas”, captando as angústias do protagonista de maneira realista e intimista.

Apesar da performance espetacular de Oscar Isaac ajudar bastante no processo, Cavaleiro da Lua está fugindo dos padrões do MCU e se tornando pioneiro na narrativa do super-herói em sua própria jornada de autoconhecimento.

Oscar Isaac

Cavaleiro da Lua

O ator latino, de descendência cubana e guatemalteca, se estabeleceu como um dos artistas mais versáteis em Hollywood nos últimos anos.

Com interpretações memoráveis tanto em filmes de fantasia e ficção – Star Wars, Ex-Machina, Aniquilação e Cavaleiro da Lua -, Oscar está se destacando no cinema mundial.

Em Cavaleiro da Lua, Oscar inicialmente se apresenta ao público como Steven Grant, um vendedor de loja em um museu, obcecado pela mitologia egípcia.

Entretanto, sua vida aparentemente mundana e pacata é chacoalhada quando sua segunda identidade é descoberta:

Um ex-mercenário, que também é o avatar do Deus egípcio Khonshu, chamado Marc Spector, possui seu corpo sempre que necessário.

Se não bastasse, a segunda personalidade de Steve, Marc, também tem um alter ego, o Cavaleiro da Lua e, depois, o Sr. Cavaleiro, também.

Por fim, Isaac retrata um homem lutando contra o transtorno dissociativo de identidade, uma condição caracterizada pela presença de múltiplas personalidades distintas em uma mesma pessoa.

É frequentemente desenvolvido em crianças expostas a abusos de longo prazo ou como resposta a outros traumas, de acordo com a Aliança Nacional de Doenças Mentais.

Pronunciamento

“Para mim, essa foi a parte mais interessante do personagem”, disse o ator à NBC News.

“A história dessa pessoa aceitando que possui esse distúrbio e, além disso, entendendo o trauma que causou tudo isso”.

De acordo com o quinto episódio de Cavaleiro da Lua, o trauma de Steve/Marc possui raízes tanto em sua infância quanto no trabalho sujo que faz para Khonshu.

Em uma performance repleta de ação, mas profundamente introspectiva, Isaac se lança em um território arriscado, ultrapassando os limites de como um herói tradicional é retratado no MCU.

Apesar dos heróis da Marvel serem retratados como seres igualmente falhos, porém, com poderes extraordinários, em Cavaleiro da Lua, a história está enraizada na jornada de cura do protagonista.

Isso oferece um novo grau de complexidade e veracidade às já conhecidas histórias de super-heróis.

“Essa jornada e a integração dessas duas personalidades, em particular desses dois alter ego, é a caminhada da cura e da convivência com o transtorno dissociativo de identidade”, disse Issac.

Cavaleiro da Lua

Cavaleiro da Lua

O quinto episódio de Cavaleiro da Lua definitivamente está entre as histórias mais sombrias e complexas já retratadas por alguma franquia da Marvel.

É um episódio sobre a mente fragmentada de um homem sendo completamente despedaçada enquanto ele retorna e analisa seus traumas de infância.

Apesar de sua aura sombria e intricada, o episódio consegue se manter “leve” por conta dos momentos de humor que são oferecidos pelos personagens.

Afinal de contas, ainda é uma série da Marvel.

Asylum

Cavaleiro da Lua

Frustrante, porém, extremamente importante para a história central, “Asylum” mostra MarcSpector e StevenGrant presos em uma ala psiquiátrica administrada pelo “Dr. Harrow”.

O psiquiatra tenta convencer Marc de que os eventos ocorridos até agora são invenções de sua cabeça, criando um mecanismo de defesa contra seus traumas.

Nesse ínterim, Taweret, uma deusa da fertilidade que se assemelha a um hipopótamo, oferece a Marc/Steven outra possibilidade: eles estão mortos e sendo julgados no pós-morte do deserto, o Duat.

De acordo com Taweret, os corações de Steven/Marc devem ser pesados na balança do julgamento para determinar se eles permanecerão presos nas areias do Duat ou seguirão para o paraíso.

Entretanto, a balança não consegue chegar a um veredito definitivo, fazendo com que Marc/Steve “arrumem seus corações” para seguir com o julgamento.

Com essa diretiva, “Asylum” toma forma, com Marc/Steven vagando pelos corredores da ala psiquiátrica a fim de revisitarem seus passados.

Cada porta ao longo dos corredores esconde uma memória e, ao visitar essas salas, quase todas as lacunas de Cavaleiro da Lua acabam sendo preenchidas.

Os espectadores descobrem como Marc assumiu a responsabilidade pela morte de seu irmão e como isso levou sua mãe a se tornar abusiva e alcoólatra.

Além disso, também é possível conhecer como Marc inventou Steven de acordo com seus filmes favoritos, com o intuito de ajudá-lo a suportar esse abuso.

À medida que Marc envelhece, as personalidades dele e de Steve se tornam cada vez mais separadas, com Marc suportando toda a dor de sua infância e sua vida atual.

Eventualmente, Marc é dispensado do serviço militar e entra na carreira de mercenário, enquanto Steven vive na ignorância.

Por fim, toda a história culmina na origem do Cavaleiro da Lua, quando a equipe de Spector é contratada para invadir uma escavação arqueológica.

Seu comandante, entretanto, começa a massacrar todos.

Mortalmente ferido por tentar defender os arqueólogos, Spector rasteja até uma estátua de Khonshu nas profundezas do local e ouve o Deus da Lua pedir sua fidelidade em troca de uma nova vida.

Curte o Cavaleiro da Lua? Conheça a Atacado Collections!

A Atacado Collections é uma empresa voltada para a distribuição de brinquedos, miniaturas e produtos colecionáveis de todo universo geek.

Inaugurada em 7 de julho de 2018, a loja, localizada em Ciudad del Este, se tornou um ponto de referência entre os turistas e moradores locais!

Atraindo um público de diversas idades, a loja conta estátuas gigantescas de personagens da cultura pop espalhadas por todo o estabelecimento!

Com quase 13 mil produtos em estoque, a Atacado Collections oferece uma variedade gigantesca das maiores marcas de colecionáveis do mundo:

  • Funko Pop
  • DC Collectibles
  • Diamond Select Toys
  • Iron Studios
  • Banpresto
  • Hasbro
  • Mattel, Lego, e muitas outras.

E o melhor de tudo: temos um setor inteiro de distribuição por atacado!

Ou seja, se você é um entusiasta do universo geek e sonha em abrir sua própria loja de colecionáveis, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, YouTube e LinkedIn!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Por onde começar a assistir Gundam?

Mobile Suit Gundam é uma das maiores franquias do mundo com mais de 40 anos de história, essa saga continua lançando novas obras a...

O Corvo – Remake do filme “Amaldiçoado” que tirou a vida do filho de Bruce Lee ganha novas imagens 

Remake de "O Corvo" estrelado por Bill Skarsgård (IT: A Coisa) traz imagens para o filme que ficou marcado com uma tragédia. Com novas imagens,...

O quão bem Avatar da Netflix adapta o desenho original?

Avatar: O Último Mestre do Ar é a nova série da Netflix que é uma segunda tentativa de adaptar o clássico desenho da Nickelodeon....

Batman Day – Os melhores Funkos Pop do Batman!

Hoje é o Batman Day, um dia para celebrar o herói mais famoso de Gotham City. Todos os anos a DC Comics escolhe uma...