Meia década após sua adaptação para os cinemas, O Poderoso Chefão volta a fazer uma oferta que você não poderá recusar: uma versão remasterizada comemorando seus 50 anos!
Lançado em 1972, o maior clássico do cinema norte-americano iniciava sua jornada retratando os conflitos entre o patriarca Vito Corleone e sua família.
Recebendo 31 prêmios pelo longa-metragem – entre eles, três Oscars – e nomeado para mais 30, O Poderoso Chefão rapidamente conquistou os primeiros lugares nos rankings cinematográficos.
Dessa forma, para comemorar seus 50 anos de história, Vito Corleone e sua família voltam aos cinemas, em uma versão completamente remasterizada.
O romance de Mario Puzo
Em Long Island, nos anos 1960, um escritor de segunda classe, falido e viciado em apostas, tenta, novamente, escrever um romance de sucesso.
Devendo mais de $20,000 a parentes, conhecidos e agiotas, Mario Puzo sabia que essa era sua única chance de sair do sufoco.
Seu primeiro livro lhe rendeu apenas $3,500, enquanto o segundo, $3,000. Aos 45 anos, Mario já estava cansado de ser artista.
Em seguida, ao finalizar seu romance, decidiu sair de férias com a família para a Itália, onde apostou o restante de suas economias, ficando completamente falido.
Pensando sobre como teria que vender sua casa para poder saldar suas dívidas, Mario contata sua agente, pedindo alguns trabalhos imediatos para aguentar o mês.
Finalmente, após um longo silêncio, sua agente conta a novidade: a editora estava lhe oferecendo $375,000 pelos direitos autorais de O Poderoso Chefão.
Ou seja, eles tinham acabado de quebrar um recorde na indústria literária.
Imediatamente ficando em primeiro lugar entre os livros mais vendidos por 67 semanas, O Poderoso Chefão foi traduzido para mais de 20 idiomas, vendendo cerca de 30 milhões de cópias desde o seu lançamento.
A adaptação de Francis Ford Coppola
Já famoso por sua co-roteirização do filme de guerra Patton – Rebelde ou Herói, em 1970, o roteirista e diretor Francis Ford Coppola dá um salto em sua carreira ao iniciar a produção de O Poderoso Chefão.
Conhecido na indústria artística e teatral, e já tendo um Oscar em seu nome, Francis ainda não era tão renomado na indústria cinematográfica de Hollywood.
Após ser abordado para dirigir o best-seller O Poderoso Chefão, o roteirista relutantemente aceitou, após a recusa de outros cinco diretores de renome.
Agora aos 31 anos e tendo dirigido apenas três filmes, Francis Ford Coppola inicia a ardilosa produção de O Poderoso Chefão.
A atuação de Marlon Brando
Em 1971, Marlon Brando se dispõe prontamente para personificar o patriarca Vito Corleone, após ler e reler o romance de Mario Puzo.
Todavia, por conta de seu próprio comportamento em filmes anteriores – não lembrar suas falas, não ensaiar, não querer fazer audições etc. -, Brando havia sido ostracizado pela indústria cinematográfica de Hollywood.
Apesar disso, devido à insistência de Coppola, a Paramount Pictures aceitou que o ator interpretasse Vito Corleone, se seguisse algumas regras de conduta.
Entre elas, Marlon Brando teria que pagar por qualquer tipo de imprevisto causado por seu comportamento, além de receber apenas $50,000 por vez e ter que fazer uma audição para o papel.
Francis chegou à casa de Brando, em Malibu, levando queijos, prosciutto e charutos italianos, junto ao fotógrafo japonês, Hiro Narito.
A partir dali, um Marlon Brando de 32 anos foi lentamente se transformando em um Vito Corleone de quase 70.
Enredo
No pós-guerra dos anos 1950 em Nova Iorque, uma família de mafiosos ítalo-americanos luta para estabelecer a supremacia de seus negócios entre as máfias locais.
Após retornar da guerra, Michael, filho de “Don” Vito Corleone, decide não querer fazer parte dos assuntos da família.
Entretanto, devido à uma tentativa de assassinato, Vito agora se vê no hospital, incapacitado, e Michael e seus irmãos precisam assumir o controle da máfia.
Retratando as divergências morais entre o conceito de família, religião e lealdade, o filme se tornou um marco na história do cinema gangster de Hollywood.
Repercussão
O Poderoso Chefão arrecadou $8 milhões na primeira semana de estreia nos cinemas norte-americanos, ficando em primeiro lugar como o filme mais rentável do ano.
Logo, é estimado que o filme tenha obtido um lucro de $135 milhões na época, equivalente a $711 milhões hoje, ou cerca de quase R$ 4 bilhões!
O Poderoso Chefão foi considerado o melhor filme da história, atualmente obtendo uma pontuação de 9,2/100 no IMDB e de 98% no Rotten Tomatoes.
Remasterização para o cinema
A fim de comemorar seu aniversário de 50 anos, O Poderoso Chefão volta aos cinemas, dessa vez em uma versão remasterizada e em 4K.
Disponível em cinemas selecionados, o filme estreia no dia 24 de fevereiro, quando completa exatamente 50 anos!
Vamos de cineminha?
Então, se você é fã desta obra de arte cinematográfica ou tem interesse em assisti-la pela primeira vez, não perca a chance de comprar seus ingressos para a sessão mais próxima!
Até lá, fique de olho nas novidades do universo geek através de nossas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e YouTube!