Entre 2013 e 2017, Anna Sorokin, uma imigrante russa se passando por uma herdeira alemã, enganou a elite nova-iorquina, causando um prejuízo de $275,000.
Através de fraudes financeiras aplicadas em bancos, hotéis e amigos próximos, a falsa socialite sustentou durante quatro anos uma vida altamente luxuosa.
Entretanto, em 2017, Anna foi descoberta e sentenciada a, pelo menos, quatro anos de prisão, podendo chegar a uma pena máxima de doze anos.
Apesar disso, Anna Sorokin confessou ao The New York Times não se arrepender por seus crimes e apenas lamentou sua captura pelas autoridades estadunidenses.
Afinal, como Anna Sorokin deu vida a Anna Delvey, conseguindo aplicar golpes milionários em instituições financeiras e enganar seus amigos mais próximos?
Se você está morrendo de curiosidade para saber mais sobre a vida dessa infame “socialite”, continue lendo!
Quem é Anna Delvey?
Anna Sorokin nasceu em 1991, em Domodedovo, na Rússia.
Filha de pais conservadores, a mãe de Anna trabalhava como empresária, do ramo de lojas de conveniências, enquanto seu pai, Vadim, era caminhoneiro.
Logo após seu pai receber ser promovido a executivo de transportes, a família se muda para a Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, em 2007.
Finalizando seu ensino médio na região germânica, Anna desenvolve um excessivo interesse pela indústria da moda, se tornando aficionada pela revista Vogue.
Imediatamente após sua formatura, em 2011, Anna Sorokin se muda para Londres, a fim de estudar na Faculdade de Artes de Central Saint Martins.
Entretanto, sua estadia na Inglaterra foi curta, com Anna voltando para Alemanha naquele mesmo ano e iniciando, em 2012, sua carreira em Paris.
Trabalhando como uma estagiária na revista de moda parisiense Purple, Anna, agora ganhando €400 por mês, muda de nome e se transforma em Anna Delvey.
Após uma viagem para Nova Iorque, a fashionista decide se relocar para o escritório norte-americano da revista, com o intuito de obter mais experiências pessoais.
A partir daquele momento, Anna Delvey tomou forma e iniciou sua nova vida como uma suposta herdeira alemã, culminando em sua prisão e em uma série idealizada por uma das maiores cineastas do mundo, Shonda Rhimes.
Como Anna Delvey enganou a elite nova-iorquina?
Em 2013, já instalada em Nova Iorque e com um grande círculo de amigos, Anna decide sair da Purple, iniciando seu inusitado plano de fundar um clube privado para milionários: a Anna Delvey Foundation.
Anna Delvey Foundation
O clube atenderia à elite nova-iorquina, servindo como uma fundação artística, além de uma empresa altamente lucrativa, aos moldes dos famosos Soho Houses internacionais.
Semelhante aos exclusivos clubes de membros de Nova Iorque, Anna delineou um plano de negócios com mais de 80 páginas, elucidando minuciosamente sua fundação.
Bares, lojas, restaurantes e galerias de arte faziam parte da gigantesca estrutura da Anna Delvey Foundation, que, segundo a “herdeira”, teria filiais no mundo todo.
Na proposta, Anna tinha a Church Missions House, administrada pela RFR Holding – com um patrimônio imobiliário de $15 bilhões – como a localização de seu clube.
Em seu repertório artístico, a fundação abriria espaço para nomes como Urs Fischer, Damien Hirst, Jeff Koons e Tracey Emin.
Apesar do auxílio de Gabriel Calatrava, filho do grande arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a proposta foi negada.
Investidores interessados
Apesar da falta de sucesso em sua primeira tentativa de iniciar a edificação da ADF, diversos investidores pareciam altamente interessados no empreendimento.
André Balazs, um empresário do ramo de hotéis de luxo, como o Chateau Marmont, em West Hollywood, se mostrou avidamente entusiasmado pelos planos de Anna.
Entretanto, devido ao infortúnio de sua eventual sentença, não seguiu adiante com a inversão.
Outro magnata interessado em investir na ADF foi Richie Notar, um dos fundadores do renomado restaurante Nobu, frequentado por inúmeras celebridades, como as Kardashians.
É especulado que, caso Anna Delvey tivesse levado o projeto adiante e não tivesse sido descoberta pelas autoridades americanas, ambos os investimentos teriam acontecido.
Empréstimos milionários
Mantendo a história de ser uma herdeira alemã e construindo uma imagem de milionária através das redes sociais, Anna Delvey conseguiu enganar diversas instituições financeiras.
Primeiramente, Anna forjou e falsificou diversos extratos bancários, alegando que possuía um fundo de segurança de $60 milhões, herdado de seu avô.
Em seguida, deu vida a Peter Hennecke, um suposto consultor financeiro responsável por gerenciar sua fortuna na Alemanha.
Além disso, Anna contratou um advogado, Andy Lance, sócio da firma Gibson Dunn, em Nova Iorque, para representá-la e auxiliá-la durante os pedidos de empréstimos.
Contudo, mesmo não tendo provas concretas da fortuna de Anna, Lance a colocou em contato com diversas investidoras, como a Fortress Investment Group e a City National Bank.
Logo depois, mesmo incapaz de provar as alegações financeiras de Anna, Lance a apoiou durante os processos de empréstimos bancários, cuja soma ultrapassava $22 milhões.
Apesar disso, Anna teve seu pedido negado devido à impossibilidade de comprovar seus ganhos, apesar das inúmeras falsificações de documentos, extratos e, até mesmo, pessoas.
Pouco depois, através da Fortress Investment Group, Anna acabou conseguindo um empréstimo pessoal de $100,000.
Além disso, Delvey também recebeu mais de $160,000 em cheques, dos quais $70,000 seriam usados nos meses seguintes.
A vida de herdeira em Nova Iorque
Apesar de não ter nenhuma fonte de renda, Anna Delvey transformou sua humilde vida de imigrante em uma história teatral de herdeira alemã.
Alegando que sua fortuna era fruto das vendas de um acervo de peças raras deixadas por seu avô, o magnata artístico Alexander Decker, Anna enganou até os mais astutos da elite nova-iorquina.
Frequentando as festas certas e mantendo relações com pessoas de interesse, Anna viveu quatro anos dando diversos golpes em hotéis e amigos próximos.
Estadia em hotéis
Após iniciar seus planos para a ADF, Anna decidiu se hospedar no 11 Howard, no coração do SoHo, em Nova Iorque.
Com diárias chegando a $2000 por noite, a herdeira deixou uma conta de mais de $30,000 ao fim de sua estadia.
Mantendo relações amigáveis com os funcionários do hotel, Anna conseguia burlar as regras de pagamentos, a fim de bancar sua permanência inteiramente de graça.
Logo após deixar o 11 Howard, Anna partiu em direção a outro famoso hotel, o The Mercer, cujas diárias iniciavam a $650 por noite.
Conseguindo, também, enganar os funcionários do hotel, Anna saiu de férias para o Marrocos, com suas amigas, se hospedando no famoso The Beekman.
Com diárias que chegavam a $7,000, Anna conseguiu ir embora sem pagar a conta, deixando um prejuízo de mais de $11,000.
Logo após voltar de férias, Anna continuou com seus golpes financeiros, tentando, desta vez, hospedar-se no New York Union Square.
Entretanto, desta vez, não obteve sucesso: Anna foi despejada após apenas dois dias no hotel.
Em seguida, Anna tentou fazer o check-in no Le Méridien, no centro de Nova Iorque, mas foi pega pelos funcionários e pela polícia, ao tentar sair sem pagar após almoçar em um dos restaurantes do hotel.
Amigos influentes
Durante seus quatro anos em Nova Iorque, Anna conseguiu, com exito, manter contatos e relações próximas com diversas personalidades influentes da cena nova-iorquina.
De acordo com a golpista russa, celebridades, como Macaulay Culkin, Oliver Zahm, Rachel Williams e Michael Huang, faziam parte de seu círculo íntimo de amizades.
Além disso, Anna ainda alegou ter conhecido magnatas famosos, como Bill Gates, Robert Wiesenthal e Warren Buffett.
Como Anna Delvey foi pega?
Após ser despejada do hotel The Beekman, Anna acabou ficando moradia, pedindo ajuda a sua amiga mais próxima, Rachel Williams.
Ao ter seu pedido negado, Anna decidiu almoçar no restaurante do hotel Le Méridien, sendo, eventualmente, pega pela polícia, ao tentar sair sem pagar.
Nesse meio tempo, Anna já estava sendo investigada pela Procuradoria Distrital de Nova Iorque por fraude bancária, além de outros crimes financeiros.
Logo após se hospedar em um centro de reabilitação de luxo em Malibu, Anna Delvey foi presa pela polícia de Los Angeles, durante uma operação comandada por Michael McCaffrey, um policial nova-iorquino.
Sentença
Em abril de 2019, Anna Delvey, após passar por um julgamento turbulento, foi condenada a doze anos de prisão pelos crimes de furto qualificado.
Apesar das diversas acusações enfrentadas, Anna foi inocentada da mais significante de todas: a tentativa de furto qualificado de $22 milhões, na Fortress Investment Group.
Soltura
Após ter passado por diversas instituições correcionais, Anna foi solta, em fevereiro de 2021, por conta de seu bom comportamento.
Nesse meio tempo, decidiu hospedar-se no NoMad Hotel, onde contratou uma equipe de filmagem alemã para retratar seu dia a dia.
ICE
Seis semanas após sua soltura, Anna Sorokin foi presa novamente, desta vez pela ICE (Immigration and Customs Enforcement), por conta de seu visto vencido.
Como está Anna Delvey agora?
Anna continua presa no centro de detenção da ICE, onde luta por uma deportação para a Alemanha.
Apesar da repercussão de sua história, Anna segue ativa nas redes sociais, trabalhando em projetos pessoais para contar sua história.
Entre seus planejamentos futuros, se encontram um podcast, uma série documental e um livro autobiográfico.
Inventando Anna
A série, idealizada por Shonda Rhimes e produzida pela Netflix, foi ao ar no dia 11 de fevereiro de 2022, dividida em nove capítulos.
Tendo como protagonista Julia Garner, famosa por seu papel como Ruth Langmore, em Ozark, a série segue recebendo críticas mistas do público.
De acordo com a produção da Netflix, a empresa pagou cerca de $320,000 a Anna Sorokin, pelo uso de sua imagem e história na minissérie.
Golpistas em alta
A história de Anna Delvey parece sair de outra realidade, não é?
Mas parece que a Netflix está adorando contar as histórias desses golpistas famosos!
Assim como Simon Leviev, o famoso Golpista do Tinder, Anna está fazendo bastante sucesso, principalmente com o público mais jovem.
Qual será o próximo golpista retratado pela plataforma de streaming?
Fique ligado nas redes sociais da Atacado Collections para descobrir!