Está procurando algo diferente para assistir na Netflix? Nós separamos os três melhores filmes cults que você pode assistir na plataforma. Venha conferir!
Apesar do boom das plataformas de streaming nos últimos anos, a Netflix continua dominando o mercado de hospedagem de filmes, principalmente entre o público mais jovens.
Famosa pelo acervo substancial de séries e longa-metragens aclamados, a plataforma norte-americana também se tornou uma das maiores produtoras da atualidade!
Com cerca de 214 milhões de assinantes, a Netflix lançou, apenas em 2021, 457 títulos inéditos no mundo inteiro, tornando-os verdadeiros marcos da cultura popular da atualidade.
Contudo, nem só de blockbusters vive uma plataforma, não é mesmo?
Além de seu colossal acervo de sucessos recentes, a Netflix também possui uma categoria inteira reservada apenas para os mais famosos filmes cults do mercado cinematográfico.
O que é um filme cult?
A definição formal de “filme cult” está quase sempre atrelada ao sucesso de grandes clássicos do cinema e suas extensivas fanbases.
Entretanto, alguns filmes são considerados “cult” apenas por retratarem temáticas controversas, ou, então, serem produzidos por certos diretores ou atores específicos.
Além disso, boa parte dos filmes cults atuais são considerados do gênero simplesmente por não estarem sob os holofotes dos lançamentos.
Ou, então, por não se adequarem aos gostos e às vontades do público popular!
A seguir, vamos listar três filmes cults incríveis que estão disponíveis na Netflix pra você que quer dar um tempo nos blockbusters!
ELES VIVEM! (1988) – John Carpenter
Conhecido como o mestre dos filmes de terror de baixo orçamento, esse clássico de John Carpenter não poderia estar fora da lista!
Lançado em 1988 e atingindo uma média de aprovação de 85% no Rotten Tomatoes, Eles Vivem! é considerado por muitos uma obra cinematográfica!
Subversivo, repleto de críticas à sociedade, ao consumismo e ao governo norte-americano de Ronald Reagan, o filme definitivamente marcou uma geração.
A premissa inicial do longa é simples: há alienígenas que não só vivem entre nós, mas que também influenciam toda e qualquer ação de nossas vidas através de diversas mensagens subliminares espalhadas pelas cidades.
Desse modo, o ponto principal que transforma este clássico de Carpenter em um filme cult atemporal é a enxurrada de críticas ao materialismo excessivo, proveniente de uma sociedade financeiramente estimulada e de um governo altamente conservador.
E como em um verdadeiro filme cult, as críticas do público, principalmente dos apoiadores do regime republicano dos anos 1980, não podiam faltar!
De “baboseira conspiracionista” até “comédia barata com uma atuação abaixo da média”, Carpenter ouviu inúmeras reclamações em relação a seu longa-metragem.
Apesar disso, Eles Vivem! continua sendo um thriller clássico adorado por muitos, tendo, até mesmo, sua própria versão colecionável da Funko Pops! disponível em nossa loja!
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004) – Michael Gondry
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças é, definitivamente, um dos maiores clássicos românticos dos anos 2000.
Produzido por Michael Gondry em 2004, o filme retrata de maneira intricada e profunda as nuances dos relacionamentos, dos términos românticos e das repercussões que o fim de uma união podem ter em uma pessoa.
Após um término doloroso, Clementine, protagonizada por Kate Winslet, decide realizar um procedimento cujo objetivo é apagar todas as suas memórias de seu antigo companheiro.
Em seguida, ao descobrir as intenções de sua ex-namorada, Joel, interpretado por Jim Carrey, decide seguir o mesmo caminho, porém, arrependendo-se no meio do processo.
Ou seja, o que poderia ter sido apenas mais um filme trágico de romance acabou se tornando um filme cult e um clássico dos anos 2000.
Repleto de indagações ontológicas e ponderações sobre a vida humana e as relações sociais, Gondry conseguiu atingir seu objetivo de produzir um filme complexo e altamente memorável.
A Caça (2012) – Thomas Vinterberg
Ambientando em uma pequena comunidade bucólica e rural do interior da Dinamarca, A Caça, dirigido por Thomas Vinterberg em 2012, possui diversos elementos que o transformam em um filme cult da atualidade.
Explorando uma temática bastante controversa, o filme retrata a vida de Lucas, interpretado pelo célebre Mads Mikkelsen, um professor de jardim de infância que é acusado por uma de suas alunas de ter cometido atos obscenos em sua presença.
Apesar da narrativa ser centrada na vida do protagonista e constatar sua inocência em diversas ocasiões, é apresentado aos espectadores a facilidade com que uma acusação de tamanha gravidade pode acabar isolando um suspeito.
Além disso, também é possível observar como o compartilhamento irresponsável de um fato não comprovado pode transformar uma pacata comunidade em um motim revoltado!
Logo, seu status de filme cult se dá ao tema extremamente polêmico e difícil de ser representado.
Além, é claro, das dúvidas levantadas sobre o suspeito por parte de sua própria família e amigos, e pela performance sublime de Mikkelsen.
Agora é só dar o play!
Agora que você já conhece esses três filmes cults que disponíveis na Netflix, está na hora de estourar uma pipoca e se jogar no sofá!
E se você, assim como nós, é fanático pelos lançamentos mais recentes da cultura pop, que tal dar um conferida em nosso site? Somos o maior universo de produtos Geek da América Latina!
Não deixe de nos seguir nas redes sociais! Instagram, Facebook, Twitter, Tiktok e Youtube!