Um novo filme em live action inspirado no famoso conto da gata borralheira acabou de estrear pelo Prime Video. O longa intitulado apenas como Cinderela (2021) era aguardado por muitos fãs de Camila Cabello, atriz que interpretou a princesa e fez sua estreia nas telinhas.
Numa vibe musical e engraçadinha, Cinderela (2021) já recebeu diversas críticas, principalmente negativas, mas será que o filme é tão ruim assim?
Diante disso, resolvemos trazer um ranking das melhores às piores adaptações de Cinderela entre aquelas mais famosas.
A lista foi baseada nas notas disponíveis no site Rotten Tomatoes, um dos maiores e mais conceituados sites de críticas de filmes e programas de TV, além, é claro, do gosto pessoal da redatora 😉
Para Sempre Cinderela (1998)
Esse reconto de 1998 é um dos queridinhos dos fãs de Cinderela. Ele segue bem à risca a história do clássico, porém aqui o nome de nossa protagonista é Danielle e não Ella.
A história se consagrou graças à excelente atuação de Drew Barrymore quando vivia seu auge como atriz lá nos anos 90. Ela nos entregou uma Cinderela gentil, vibrante, muito inteligente e perspicaz.
No Rotten Tomatoes sua aprovação é de 91% entre 65 considerações de críticos certificados. Clássico atemporal e aclamadíssimo, hein?
Cinderela (2015)
Essa é a segunda adaptação mais recente da lista e a mais fiel ao conto original.
Até então a própria Disney – que foi a responsável pela popularização do conto em 1950 com a versão animada – não havia lançado uma live action digna da fama de Cinderela.
Sendo assim, em 2015 a encarregada da vez em interpretar Cinderela foi Lily James, atriz que vem se destacando em diversos papéis nos últimos anos.
Nessa história temos o clássico vestido azul da princesa, uma jovem extremamente bondosa e super obediente, muita magia e um príncipe perdidamente apaixonado.
Tudo isso foi, na verdade, um ponto forte para a adaptação já que muitos estavam na espera de um longa que mostrasse a história à “moda antiga“.
No Rotten Tomatoes sua classificação é de 83% entre 252 considerações de críticos certificados. Que notona, hein? Provavelmente estaria em primeiro nessa lista se considerarmos a quantidade de críticas no site.
Uma Garota Encantada (2004)
Achou que não veria a maravilhosa Anne Hathaway nessa lista?
Em Uma Garota Encantada (2004), Ella ganha o dom – que tá mais para maldição – da obediência de sua madrinha. Isso faz com que a moça faça tudo que lhe pedem, deixando ela sob as explorações de sua madrasta e suas irmãs.
Para se livrar do dom da obediência, Ella sai em uma viagem regada a magia e música atrás de sua madrinha para que ela reverta o feitiço. No caminho ela encontra um elfo e… adivinha só? Um príncipe, por quem se apaixona!
A nossa garota encantada arrasa em qualquer atuação, mas isso não significa uma nota alta entre os críticos de cinema (sejam eles certificados ou não). Sua nota no Rotten Tomatoes foi de 50% entre 115 considerações.
Cinderela (2021)
Apesar de ter acabado de sair do forninho, Cinderela (2021) não vem recebendo muitas indicações por aí.
O longa traz mais uma variante da princesa com um forte tema musical e muitas piadinhas. O que mais prejudicou do que ajudou a história já que tentaram criar diálogos do século XXI em uma ambientação de dois séculos atrás.
O filme dirigido por Kay Cannon até trouxe momentos em que sentimos vontade de cantar junto com os personagens. Podemos ouvir ‘Material Girl’ de Madonna, ‘Somebody To Love’ do Queen (que, inclusive, já apareceu em outra adaptação da gata borralheira) e diversas outras músicas já familiares aos nossos ouvidos.
Mesmo com todo o talento do vocal de Camila Cabello, sua estreia como atriz não foi lá essas coisas. A adaptação rendeu apenas 44% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O consenso dos críticos é de que o filme tem “performances monótonas e diálogos desajeitados que fazem com que assistir muitas vezes pareça uma tarefa árdua”.
Mas, ei! Tem filme com pior classificação vindo aí e eu confesso que amava – principalmente nos tempos de sessão da tarde…
A Nova Cinderela (2004)
A Nova Cinderela (2004) foi o primeiro filme dessa onda de recontos de uma “nova” Cinderela.
Aqui temos uma contextualização da Cinderela nos tempos modernos. Samantha conhece seu “príncipe” – que na verdade é o garoto popular da escola – pela internet e faz de tudo para que ele não descubra sua verdadeira identidade.
Apesar de não ter feito sucesso com os críticos, ele bombou nas bilheterias. No Rotten Tomatoes sua nota é 12%, mas em nossos corações é 100%.
Outras adaptações de uma nova Cinderela
As versões mais modernas da história contam com cinco filmes até agora: A Nova Cinderela (2004); Outro conto da nova cinderela (2008); A Nova Cinderela: Era Uma Vez Uma Canção (2011), A Nova Cinderela: Se o Sapato Encaixar (2016) e O Natal de Cinderela (2019).
Praticamente todas essas obras envolvem muita música, dança e, é claro, reviravoltas. Afinal, estamos falando da história de Cinderela, né?
Quer ver mais posts nessa pegada e ficar por dentro de tudo que tá rolando no universo geek? Fique de olho em nosso Blog e siga nossas redes sociais Facebook, Youtube e Instagram para não perder nada.
Acesse nosso site para conferir todos os colecionáveis da Cinderela e outras princesas da Disney <3