O universo do cinema é recheado com cenas e frases marcantes. Mas algumas dessas frases acabam sendo eternizadas por vários motivos, virando clássicos bordões que continuam sendo utilizados anos após os lançamentos dos filmes.
Hoje iremos ver algumas dos mais icônicos bordões da história do cinema.
“Ao infinito, e além!” – Toy Story
As (falhas) tentativas de vôo de Buzz Lightyear fazem parte dos momentos mais marcantes de Toy Story. Embora inicialmente ele não tenha sucesso, com prática e impulso ele descobre que consegue de fato planar por alguns metros.
“Hasta La Vista, Baby” – Exterminador do Futuro 2
O Exterminador do Futuro traz Arnold Schwarzenegger como o vilão durante o primeiro filme. Mas na sequência da franquia o T800 volta como o herói que tenta proteger o jovem John Connor contra o T1000.
“Pede pra sair!” – Tropa de Elite
O cinema nacional também traz alguns bordões que acabam acompanhando o povo brasileiro durante várias situações. O Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite tem métodos nada ortodoxos de como moldar um possível agente do BOPE, usando tortura física e psicológica para fazer os que são, teoricamente mais fracos, desistirem.
“Avengers… Assemble!” – Vingadores: Ultimato
Avengers Assemble, ou Vingadores Avante em português, era uma das frases mais aguardadas dos fãs da Marvel no MCU. Já famosa nos quadrinhos e animações, o bordão do Capitão América ao liderar a equipe para uma batalha já se tornou um mantra entre os marvetes.
“This, is, SPARTA!” – 300
A batalha dos 300 de Esparta é uma das mais clássicas da história. E durante o filme a cena mais marcante é sem dúvidas o chute de Leonidas em um dos mais importantes Persas, enquanto grita “ISSO É ESPARTA!”.
“You Shall not Pass!” – O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis é uma das franquias mais amadas do cinema e da literatura. A obra de Tolkien atravessa gerações e dificilmente fica datada.
Logo durante o primeiro filme vemos uma das cenas mais marcantes de toda a saga. Tudo parecia perdido para a Sociedade do Anel, mas Gandalf se colocou a frente de Balrog e disse a icônica frase: “VOCÊ NÃO IRÁ PASSAR!”
“Meu nome é Bond, James Bond” – 007
007 vem se reinventando ao longo de várias décadas. A franquia já contou com vários atores interpretando o agente especial James Bond ao longo dos anos, mas uma coisa que nunca mudou foi sua já consagrada frase de apresentação.
“Why so serious??” – Batman: O Cavaleiro das Trevas
Batman: O Cavaleiro das Trevas trouxe umas das frases vilanescas mais consagradas de todos os tempos. Why so serious (Porquê tão sério?) apareceu enquanto o Coringa interpretado por Heath Ledger contava para um dos mercenários do filme como havia conseguido suas cicatrizes na boca. Mas o Coringa conta várias versões diferentes de como isso aconteceu, então nunca saberemos a versão real.
“Houston, we have a problem” – Apollo 13
No dia 13 de abril de 1970 uma situação traumática aconteceu durante uma das missões espaciais Apollo, a Apollo 13.
Após o mau funcionamento e explosão de um dos tanques de oxigênio, o comandante Jim Lovell, personagem real interpretado no filme por Tom Hanks, solta a clássica e memorável frase “Houston, nós temos um problema”. Mostrando que a situação lá em cima não era das melhores.
“May the Force be with you” – Star Wars
Star Wars está no coração dos amantes da cultura pop desde o final dos anos 70, afinal o primeiro filme já foi um sucesso e já trazia consigo a icônica frase “Que a força esteja com você”.
Geralmente utilizada por guerreiros da Ordem Jedi, o bordão traz todo o significado e importância da Força no universo de Star Wars, já que é ela que traz o balanço do universo e rodeia todos os seres vivos da galáxia.
E aí, ficou faltando algum bordão clássico? Deixa nos comentários, afinal a qualquer momento pode acontecer um “Melhores Bordões do Cinema Parte 2”.