Os filmes de super-heróis são o novo “faroeste” do cinema. Ao longo dos últimos 20 anos, vários longas deixaram a sua marca na cultura pop, tanto da Marvel quanto da DC Comics.
Hoje, iremos listar os 10 melhores filmes baseados em heróis dos quadrinhos dos últimos tempos. Na nossa opinião, claro.
X-Men (2000)
Considerado por muitos como o precursor do início da era dos heróis no cinema, X-Men foi o primeiro filme a apresentar a equipe de mutantes mais conhecida dos quadrinhos.
O longa traz personagens amados e conhecidos pelo público, como Wolverine, Professor Xavier, Magneto, Cliclope e vários outros.
Pode ser considerado um pouco datado atualmente, mas sua importância deve ser lembrada.
Homem-Aranha 2 (2004)
O Homem-Aranha interpretado por Tobey Mcguire é considerado por muitos como o melhor de todos. Embora o redator que vos escreve discorde.
Mas é inegável que Homem-Aranha 2 é o melhor filme do cabeça de teia.
Com uma história redondinha do início ao fim, o filme apresenta um dos mais clássicos vilões do aranha de forma humanizada, mas mostra ele perdendo todo esse fator humano ao longo do filme. Além de evoluir o personagem de Peter Parker, tornando ele o ícone de Nova York.
Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)
O segundo filme da trilogia do Capitão América é até melhor do que Guerra Civil.
O longa traz uma história de espionagem dentro da própria SHIELD, expondo que a organização tem sido controlada pela HYDRA há anos.
Steve Rogers faz tudo que está ao seu alcance, mas é provável que a HYDRA já tenha se infiltrado nas camadas fundas da SHIELD.
Batman v Superman: A Origem da Justiça (2016)
Batman v Superman foi basicamente o filme de apresentação da Liga da Justiça. Tivemos, como o título sugere, uma luta de do Homem Morcego interpretado por Ben Affleck vs o Superman de Henry Cavill.
Mas além disso vimos pela primeira vez a Mulher-Maravilha de Gal Gadot, além de pequenos vislumbres dos outros membros da Liga da Justiça, como Flash, Aquaman e Ciborgue.
Homem de Ferro (2008)
O Homem de Ferro é praticamente o elo do universo cinematográfico da Marvel, e o primeiro filme do herói quebrou barreiras que nem os produtores imaginavam.
Antes do filme ser lançado, Tony Stark/Homem de Ferro não era um herói tão conhecido do grande público. Nos quadrinhos, ele não chegava nem perto de ser um dos favoritos dos leitores da Marvel, afinal o Homem-Aranha e os X-Men sempre estavam na frente, além da clássica equipe do Quarteto Fantástico.
Mas depois do longa de 2008 tudo mudou. Tony Stark passou a ser comparado com o Bruce Wayne da Marvel. O homem rico e sem poderes, mas que deu um jeito de se tornar um dos maiores heróis da terra.
Além disso, o humor de Tony era algo que trazia identificação por grande parte das pessoas que assistiam o filme. Até que nunca havia ouvido falar no Homem de Ferro começou a adorar o personagem após seu primeiro filme. Isso garantiu não só algumas sequências para ele, mas resultou na criação de todo um universo compartilhado nos cinemas. Algo que nunca tinha sido feito antes.
Mulher-Maravilha (2017)
Depois do sucesso de sua aparição em Batman v Superman, a Mulher-Maravilha ganhou seu filme solo.
Com isso, o primeiro grande filme de uma super-heroína foi lançado pela primeira vez nos cinemas. Gal Gadot caiu como uma luva no papel, sendo o rosto que vem na cabeça de qualquer um quando escuta o nome Mulher-Maravilha.
O longa apresenta a história de origem de Diana Prince, desde sua infância em Themyscira, até sua ida ao “Mundo dos Homens”.
Guardiões da Galáxia (2014)
Uma time de heróis completamente desconhecidos até mesmo dos leitores de quadrinhos. Os Guardiões da Galáxia não eram uma equipe B da Marvel, mas sim uma equipe Z. Mas mesmo assim eles conseguiram se consagrar no cinema entre os filmes mais divertidos da Marvel.
Senhor das Estrelas, Gamora, Drax, Rocket Racoon e Groot ganharam o coração de fãs ao redor do mundo inteiro. E o lema “Eu sou groot” ficou sendo repetido durante meses.
Logan (2017)
Toda grande história tem um fim, e a de Hugh Jackman com o Wolverine termina em Logan.
Um filme baseado em personagens dos quadrinhos, mas que foge completamente do típico filme de super-heróis. A história traz um drama pesado, com Logan tendo que lidar com os fantasmas do seu passado e as incertezas do seu futuro. Tudo isso tendo que encarar uma descoberta que mexe com os seus sentimentos.
Deadpool (2016)
Deadpool é um sopro de renovação e um tapa na cara de quem achava que filmes baseados em heróis era “coisa de criança”.
O longa traz uma violência gigantesca, com sangue voando na tela e braços sendo desmembrados. Tudo isso acompanhando de um humor extremamente ácido e cheio de tiradinhas sarcásticas.
Além disso, Deadpool é o único personagem dos quadrinhos da Marvel que tem completa noção de que ele é apenas um personagem de gibi, e isso faz com que suas interações com o público seja um dos maiores diferenciais do personagem.
Vingadores (2012)
Assistir Vingadores pela primeira vez é um sentimento indescritível. Ver uma equipe inteira de super-heróis ser formada, com personagens que você acompanhou individualmente em cada um dos filmes é algo incrível.
O longa mostra a primeira vez em que Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro se juntam para proteger o planeta de um grande mal. O vilão era Loki, o irmão de Thor que nós já havíamos conhecido no filme solo do Deus do Trovão.
Vingadores foi a cereja do bolo no Universo Marvel e mostrou que é possível contar uma história gigantesca a longo prazo, que, se for bem feita, irá criar novos fãs ao redor do mundo inteiro.
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
O ciclo que teve início em Vingadores, teria o começo do seu fim em Vingadores Guerra Infinita.
Um filme épico, que juntou TODAS as equipes e todos os heróis do Universo Cinematográfico da Marvel. De Homem de Ferro a Pantera Negra, todos os heróis que já haviam sido apresentados estavam lá, na derradeira batalha contra Thanos.
Thanos já havia sido apresentado em outros filmes do MCU, como Guardiões da Galáxia e na cena pós créditos do primeiro Vingadores. Mas só fomos conhecer seu verdadeiro poder durante Guerra Infinita.
Thanos está em busca de todas as Joias do Infinito, para poder “trazer equilíbrio ao universo”, que quer dizer exterminar metade de todos os seres vivos para que o “balanço seja reestabelecido”. Parece loucura, mas era exatamente esse o plano de Thanos. E ele conseguiu.
Sim, Vingadores: Guerra Infinita é provavelmente o primeiro filme de heróis em que os heróis perdem no final. Metade de toda a população simplesmente vira cinzas, e os Vingadores agora terão que lidar com o fato de não terem conseguido impedir isso.
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Continuando a história apresentada em Batman Begins, The Dark Knight traz uma abordagem completamente nova ao Homem Morcego e ao principal vilão do filme, o Coringa.
O filme até hoje é considerado um marco na industria de filmes baseados em quadrinhos e, mesmo não tendo os efeitos grandiosos de Vingadores, por exemplo, o longa consegue cravar seu espaço entre todas as listas de melhores filmes de super-heróis da história.
Sem contar o Coringa interpretado por Heath Ledger, que para muitos, é o melhor de todos os tempos e até trouxe uma estatueta do Oscar para Heath Ledger pouco tempo depois da morte do ator.